quinta-feira, 5 de abril de 2018

Proposta de redação ENEM 2018 -“A dependência digital e os impactos na vida do indivíduo” - com modelo






TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I:

 O vício é uma desordem química no cérebro. Hábitos e comportamentos baixam o nível de norepinefrina, ou seja, a pessoa tem que trabalhar mais para obter esses níveis elevados de volta. Com o jogo, a única maneira de manter o nível de norepinefrina é jogando mais tempo, com mais frequência, e jogos mais intensos.
 A preocupação sobre o vício em jogos de computador é tão grande que a Organização Mundial da Saúde avalia a possibilidade de inserir o problema no rol de transtornos psiquiátricos na Classificação Internacional de Doenças (CID). A medida é bem-vinda porque a designação do problema como doença num código global permite a definição de regras para que seja oferecido o tratamento mais adequado. A mudança auxilia muitas pessoas, por exemplo, a cobrarem assistência médica provida por planos de saúde ou poder público dado à condição de doença.

Fonte:https://g1.globo.com/bemestar/noticia/pela-primeira-vez-vicio-em-games-e-considerado-disturbio-mental-pela-oms.ghtml ?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1



TEXTO II:

"Uso o celular desde a hora que acordo até quando vou dormir. Até para ir ao banheiro, ele vai junto", conta uma universitária que não quis ser identificada. O vício é assumido e ela reconhece que exagera. "Na sala de aula, meu celular fica sempre sem sinal. Eu sei que isso não deveria ser mais importante que a aula, mas eu fico bem aflita e, às vezes, acabo saindo em busca de sinal para saber se estou perdendo alguma coisa", confessa.


Essa angústia causada pela impossibilidade de se comunicar através do celular é o que caracteriza a nomofobia, nome dado ao mal-estar ou ansiedade apresentados pelas pessoas quando não estão com seus aparelhos. "A nomofobia caracteriza-se por um medo irracional de ficar sem o celular, de que o crédito acabe ou que não haja cobertura. Medo de ficar sem bateria e, inclusive, de esquecer o aparelho em casa", explica a psiquiatra Simone Pistori.


Segundo ela, muitas vezes, a proximidade vale mais do que realmente estar manipulando o celular o tempo todo. "A pessoa tem necessidade de ter o aparelho sempre perto, ao alcance da mão", afirma Simone. Entre os sintomas da nomofobia, a psiquiatra destaca taquicardia, falta de ar, tremores, insônia, irritabilidade e angústia. "Esse tipo de transtorno independe de idade, mas é mais comum em crianças e adolescentes, já que os sintomas aparecem exatamente na fase da vida de grande desenvolvimento neuropsicomotor.


O nome deste transtorno tem origem no termo em inglês "no-mobile" (sem celular), mas está associado também ao medo de ficar sem notebooks ou outros aparelhos portáteis de comunicação
.



TEXTO III:


O mito de que a tecnologia iria desencorajar a leitura está morto e enterrado. Ao contrário, os canais abertos pelo mundo virtual derrubam outro mito: a de que os adolescentes, viciados em videogame ou redes sociais, não teriam mais tempo ou paciência para acompanhar uma boa história.


 Na verdade, a produção literária para esse público diversificou as narrativas com histórias mais próximas da realidade, perdendo um pouco da genética didática, por sugestão dos próprios leitores. Hoje, o Brasil tem cerca de 1.000 blogueiros que escrevem sobre livros de adolescentes. A Companhia das Letras tem parceria com 100 deles, que avaliam e fazem uma resenha dos títulos.

Disponível em: Acesso em 04 de janeiro de 2018


TEXTO IV:





 Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema “A dependência digital e os impactos na vida do indivíduo”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Quer receber o modelo dessa redação com todas as explicações detalhadas?

Enive-nos um whatsap com as palavra: Quero receber modelo de redação com explicações detalhadas 2 para: (34) 99149 2401


   Curso de redação para ENEM 2018 - em Uberlândia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...