1. (UFRR) A obra romanesca
de José de Alencar introduziu na literatura brasileira quatro tipos de
romances: indianista, histórico, urbano
e regional. Desses quatro tipos,os que
tiveram sua vida prolongada , de forma mais clara e intensa, até o Modernismo,
ainda que modificados, foram:
a) Indianista e histórico;
b) Histórico e urbano;
c) Urbano e regional;
d) Regional e indianista;
e) Indianista e urbano;
2. (UFPR) Qual das informações sobre José de Alencar é correta?
a) Alencar inaugurou a
ficção brasileira com a publicação de
sua obra Cinco minutos.
b) Alencar foi um romancista
que soube conciliar um romantismo exacerbado com certas reminiscências do Arcadismo, manifestas, principalmente, na
linguagem clássica.
c) Alencar, apesar de todo o
idealismo romântico, conseguiu, nas obras Lucíola e Senhora, captar e denunciar
certos aspectos profundos, recalcados, da realidade social
e individual, em que podemos
detectar um pré-realismo
ainda inseguro.
d) A obra de Alencar,
objetivando atingir a História do Brasil e a síntese de suas origens, volta-se exclusivamente
para assuntos indígenas e regionalistas, sem incursões pelo romance urbano.
e) O indianismo de José de
Alencar baseou-se em dados reais e pesquisa antropológica, apresentando, por
isso, uma imagem do índio brasileiro sem deformação ou idealismo.
3. (Fuvest) Poderíamos sintetizar uma das características
do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
a) Aparentemente idealista,
foi, na realidade, o primeiro momento do Naturalismo Literário.
b) Cultivando o passado,
procurou formas de compreender e explicar o presente.
c) Pregando a liberdade
formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos.
d) Embora marcado por tendências
liberais, opôs-se ao nacionalismo político.
e) Voltado para temas
nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, incompatível com a
exaltação da pátria.
4. A que escola literária
pertence Til? Cite três características dessa escola presentes na obra.
5. Explique o motivo da tristeza de Luís Galvão no trecho
abaixo: “Abraçando a mulher e beijando-a na face, de novo pôs-se o fazendeiro a
caminho; e desta vez ia pensativo, quase triste. Murchara a flor da
jovialidade, que se expandia momentos antes tão fresca em seu nobre semblante,
e a alma franca e generosa sempre a espelhar-se em seu olhar, dir-se-ia que se
acanhava.”
6. Caracterize a personagem Berta.
7. De acordo com o trecho abaixo, responda:
“De seu lado estremecera o
rapaz ao dar com os olhos no homem da camisola, e tal foi a comoção produzida
pelo encontro, que derramou-lhe no semblante a expressão de um asco misto de
horror, arrancando-lhe involuntariamente dos lábios esta exclamação: —Jão Fera!...”
a) O que se dizia a respeito
da índole de Jão Fera? Por que ele causava tamanho terror nas pessoas?
b) De acordo com os últimos
capítulos da narrativa, essa índole se confirma?
8. Explique a razão de
Barroso ter encomendado a morte de Luís Galvão.
9. Qual o tipo de narrador
predominante na obra?
10. Por que Berta visitava
com frequência a ex escrava Zana?
GABARITO
1. C
2. C
3. B
4. Til pertence ao Romantismo
e apresenta diversas características dessa escola literária como: idealização
dos personagens, linguagem emotiva, valorização da pátria, entre outras.
5. Luís Galvão recorda-se,
com pesar, do grande erro do seu passado, erro que culminou na morte de Besita.
6. Moça “pequena, esbelta,
ligeira, buliçosa” e órfã, adotada por uma família humilde, que “a todos queria
bem, e sabia repartir-se de modo que dava a cada um seu quinhão de agrado.”
7. a) a) Jão Fera era conhecido
pela índole de homem perverso e sanguinário. Ele causava terror nas pessoas principalmente
em virtude do que se dizia a respeito das muitas mortes que lhe foram
encomendadas e executadas fria e cruelmente.
b) Não, Jão Fera mostra-se
uma boa pessoa, no entanto, magoado pelo passado.
8. Luís Galvão, fingindo ser
Barroso (ou Ribeiro, como era conhecido então), deitou-se com sua esposa, engravidando-a.
9. O romance é narrado na
terceira pessoa, por isso narrador onisciente.
10. Por ser uma pessoa caridosa
e por querer descobrir o segredo que envolvia o passado de Zana.
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