Gostei destas dicas e
resolvi postar aqui para vocês. Não deixe de ler!
1) - Leia os
textos da coletânea com atenção e apreenda o recorte temático efetuado por eles.
2) - Relacione
tais textos com o modo como a proposta temática foi formulada. Lembre-se de que
a abordagem do tema na
redação deve corresponder às expectativas da banca a respeito do encaminhamento
da questão.
3) - Você pode
usar as ideias expostas nos textos da coletânea, mas apropriando-se delas em seu discurso, e não copiando-as.
Tenha, no entanto, o cuidado de não fazer só isso: mostre reflexão pessoal.
4) - Encare
sempre o tema como um problema,
ainda que não esteja expresso dessa forma na elaboração da proposta.
5) - Após
compreender o tema e o recorte já efetuado pelos textos de apoio, formule sua tese, ou seja, delimite
seu ponto de vista sobre a questão problematizada.
6) - Em seguida,
faça o esquema lógico de seu texto, isto é, busque três argumentos (ou ideias)
que desenvolvam sua tese, seu ponto de vista, de modo pertinente, consistente e
coerente. Lembre-se de ordená-los de modo a garantir a natural sucessão das
ideias, a progressão temática.
7) - Ao elaborar
a introdução, procure apresentar o tema de forma clara e, preferencialmente,
apresente desde já a tese. Evite digressões
iniciais, para que o avaliador perceba com facilidade que o texto se
insere no tema proposto.
8) - Ao
argumentar, lembre-se de que os argumentos se ligam à tese, e essa, ao tema.
9) - Evite
simplesmente descrever ou exemplificar: lembre-se de que tais procedimentos
devem ser usados para sustentar o argumento, não valendo como tal.
10) - Prefira
argumentos com o máximo de relevância possível, ou seja, de conhecimento geral,
que garantam consenso em torno deles, que não sejam generalizações ou falácias.
11) - A
argumentação é o momento de apresentar fatos. O espaço da opinião é a tese
defendida e sustentada pelos fatos (argumentos).
12) - Se
necessário, lance mão (no início dos parágrafos) de conectivos e elementos de
coesão sequencial (por exemplo: "além
desse fato", "outro aspecto", "no entanto", "como
consequência", "por essa razão", "desse modo" etc.)
que esclareçam a progressão temática, sobretudo se achar que o vínculo
semântico entre as ideias de cada parágrafo não estiver muito claro.
13) - Busque
usar vocabulário que seja de seu domínio, mas evite coloquialismos.
14) - A conclusão não deve conter ideia nova,
uma vez que é o resultado lógico da reflexão acerca das ideias já apresentadas.
15) - No caso do
Enem, é necessário que sejam lançadas propostas de intervenção na realidade, ou
seja, de solução do problema
enfocado. Tais propostas serão pontuadas quanto à sua coerência com o
desenvolvimento e quanto ao seu grau de especificidade.
16) - As
propostas podem estar apresentadas no corpo da argumentação ou,
preferencialmente, na conclusão.
17) - Não se
esqueça de que a argumentação e o lançamento de propostas de solução devemrespeitar a diversidade
sociocultural, os direitos humanos e as questões relativas à cidadania.
18) - Faça
rascunho e, ao passar a limpo, confira,
principalmente, a ortografia, a concordância, a regência (crase) e a colocação
pronominal; e evite a repetição vocabular.
19) - Use letra
bem legível e não rasure, se possível.
20) - Não se
esqueça de atribuir ao seu texto um título interessante e pertinente ao tema.
21) - Procure usar elementos coesivos claros e específicos (cuidado
com o uso disseminado do "isso", "por isso",
"tudo isso", “com isso”).
22) - Evite
influência da oralidade, como nas expressões "literalmente",
"fora de hora", "até porque", "tipo", "sem
dúvidas", "pra", "é complicado", "é claro",
"acontece que", "por incrível que pareça", “por causa que” etc.
23) - Atenção à
colocação pronominal: lembre-se de que "que" e "não" são "atrativos" do
pronome("que se disse", "não se disse"). Lembre-se
também de que não se começa frase com pronome oblíquo.
24) - Atenção à
regência dos verbos e nomes, principalmente quando se usa o "que" ("momento
em que"; "filme a que se assistiu" etc).
25) - Cuidado
com a repetição vocabular e de conectivos como "porém" e "pois".
Aliás, evite começar período com
esses conectivos.
26) - Evite
utilizar modalizadores que expressem
julgamento, tais como "infelizmente",
"lamentavelmente", "obviamente", "curiosamente" etc.
27) - Não se
esqueça: embora CREEM e VEEM tenham perdido acento, têm e vêm, na 3ª pessoa do plural, continuam
acentuados.
28) - Respeitem
as funções anafórica e catafórica do ESSE (e flexões) e do ESTE (e flexões),
respectivamente.
29) - Prefira o ele / ela, se o elemento coesivo for
sujeito, em vez de "o mesmo" / "a mesma", que
soam deselegantes.
30) - Lembre-se
de que exemplo não é argumento. A exemplificação é estratégia para dar
consistência e clareza ao argumento, mas não basta por si só.
31) - Atenção à
confusão entre "afim" (semelhante)
e "a fim" (ter por
finalidade).
32) - Não use
"alguma palavra" de maneira indiscriminada (em vez de "coisa", usa-se "algo"),gerando
imprecisão e demonstrando pobreza vocabular.
33) - Cuidado
com a legibilidade do seu texto. Sua letra precisa ser legível.
34) - Evite
imprecisões como o "etc", "assim por diante",
"outros mais", “dentre outros”, “com certeza”.
35) - Cuidado
com o uso da vírgula para separar sujeito de verbo, sobretudo quando o sujeito
é longo; indicando deslocamento do advérbio e separando vocativos.
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