terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fuga do tema na hora de escrever a Redação: como evitar?


Leio todos os dias dezenas de textos produzidos por candidatos a vestibulares e concursos públicos, noto que uma dificuldade muito comum entre eles está na interpretação do tema, na descoberta daquilo que a banca exige que o candidato escreva. O resultado disso é perda de muitos pontos e, consequentemente, eliminação do candidato, em decorrência de fuga do tema, total ou parcial. Por isso acontece? Como evitar essas fugas?

Por causa da ansiedade e a pressa de se ver livre da prova, acontece a leitura de partes isoladas do enunciado, sem consideração do todo. Ou seja, o candidato atribui o sentido a uma parte da questão, deixando de relacionar tal sentido com o das demais frases ou períodos do mesmo enunciado. 

Portanto, fique atento à leitura e interpretação do texto de apoio, liste suas ideias, referências e argumentos, organize essas ideias e escreva seu resumo, evitando assim, a fuga do tema e todas as consequências advindas dela.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...