sábado, 24 de fevereiro de 2024

Como incentivar e desenvolver o amor pela leitura em crianças?

 




A alfabetização - a capacidade de compreender e se comunicar através da leitura e da escrita - começa quando os bebês compreendem suas palavras faladas. 

Ouvir, conversar, ler e escrever fazem parte do aprendizado inicial da alfabetização - e estão todos conectados.


Ler e escrever

No caminho para se tornarem leitores e escritores, as crianças pequenas precisam de muitas oportunidades para ouvir e entender a linguagem falada. Quanto mais você, pai e mãe, forem conscientes sobre como agir, desde o nascimento do bebê, mais a criança se sairá bem ao longo de sua vida escolar.


O que fazer?

Permitir que ela interaja com pessoas que falem corretamente a língua portuguesa, ler em voz alta para que ela ouça, espalhar palavras em letras grandes pela casa - sem cobrar que ela leia - apenas deixe as palavra lá e leia você, em voz alta, sempre que a oportunidade aparecer.

Isso os ajuda a tomar consciência dos diferentes sons da linguagem.



Como incentivar o amor pela leitura?

Tenha livros espalhados pela casa e ao alcance do olhar da criança. Sempre que houver oportunidade leia em voz alta - não só apenas no horário de contar histórias - mas em horários diversos, quando a criança estiver por ali binando, comendo, tomando banho... Leia com entusiasmo, comente partes da leitura com outras pessoas e vibre com isso! 

Crie desafios sobre leituras entre você e outros componentes da família e deixe que a criança ouça e vibre com o entusiasmo de vocês!

Crie dramatizações! Invente histórias dentro de histórias já existentes, crie personagens, faça desenhos, dê nome a eles, escreva esses nomes em tamanhos grandes e cole-os na parede, sempre à altura do olhar da criança.


Se você, pai, mãe, não tem hábito e amor pela leitura, essa é uma oportunidade para criar. Eu garanto: essas atividades farão vocês se apaixonarem pelo mundo da leitura e da escrita!


Atenção:

É muito importante que você aja naturalmente. Jamais cobre leitura ou exija que a criança leia um número X de páginas por dia! Deixe que ela folheie, esteja atento(a) ás reações, entenda aos poucos sobre os assuntos sobre os quais ela mais gosta e explore-os. 

Essa é a melhor poupança ou investimento que você pode fazer para o futuro de uma criança, pois garantirá que ela tenha condições de pensar livremente, que não seja manipulada por ideias alheias, que saiba escolher entre o certo e o errado e finalmente escolha bem uma profissão e tenha sucesso nela!

*************************

Se você gostou desse texto deixe seu comentário.

Precisa de ajuda profissional na área de leitura e escrita para crianças e adolescentes?
Entre em contato:

Whatsapp:

São Paulo/SP: (11) 941865366

Uberlândia/MG: (34) 991492401

Eu sou Fátima Oliveira tenho vasta experiência no ensino de leitura e escrita para, crianças, jovens e adultos. Sou Mestre em Educação, especialista em Psicopedagogia, Arte educação, retórica, argumentação e Linguística. Fundei há mais de uma década a Palavra perfeita - Escola de redação - aqui desenvolvi meus métodos e tenho libertado muitas crianças da tirania do ensino da leitura e da escrita nas escolas brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...