terça-feira, 15 de maio de 2012

Ler é a minha praia - Proposta de redação



A Bienal do Livro é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores, foi a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias de evento, o Riocentro sediou a festa da cultura, da literatura e da educação.
Nos espaços dedicados às atrações, o público pôde participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura.
Atraente e diversificada, a Bienal do Livro é diversão para toda a família!
                                                                                                                          www.bienaldolivro.com.br


Viajar pela leitura
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
 (Clarice Pacheco)


Saber ler é uma exigência das sociedades modernas. Há, contudo, uma importante diferença entre saber ler e a prática efetiva da leitura. Se a habilidade de leitura é uma necessidade pragmática e permite a realização inclusive de atividades básicas, como deslocar-se de um ponto a outro, fazer compras e realizar tarefas cotidianas, entre outras ações, a
prática da leitura é importante instrumento para o exercício da cidadania e para a participação social. Foi para estimular isso que, em 13 de maio de 1992, através do Decreto Presidencial nº 519, instituiu-se o PROLER (Programa Nacional de ncentivo à Leitura), vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura.

www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3442




O primeiro contato de Ziraldo com a leitura

Meu pai era um homem do interior, muito simples, mas ele tinha passado a adolescência num grande colégio, chamado Academia de Comércio de Juiz de Fora. Ele não tinha condição de estudar, então tomava conta desse internato, e ficou lá cinco, seis anos, era um lugar cheio de padres, filósofos, convivendo com essa gente. E voltou carregado de livro, o que era uma coisa absolutamente inusitada na rua. A única casa da rua com livros era a nossa. Eu então convivi com livro avida toda. Entrevista de Ziraldo, no Saraiva Conteúdo.
“Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor”.
SCLIAR, Moacyr. O poder das letras. TAM Magazine, p. 70, jul. 2006. (Adaptado)
 
“O que é preciso é ler. Revista serve, jornal é ótimo, qualquer coisa que nos faça exercitar esse órgão tão esquecido: o cérebro. Lendo a gente aprende até sem sentir, cresce, fica mais poderoso e mais forte como indivíduo, mais integrado no mundo, mais curioso, mais ligado”.
Lya Luft, Revista Veja, Edição 2125, 12 de agosto de 2009
 
Produção de Texto
Considerando que os textos verbais e não-verbais têm caráter apenas motivacional, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:
 
O poder de transformação da leitura.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.


Observações Importantes

- Letra legível;
- Procure escreverem manuscrito. Sevocê escreve com letra de forma, defina bem as maiúsculas;
- Não ultrapasse as margens, como também não deixe espaço sobrando, a não ser, é lógico, que seja fim de parágrafo;
- Escreva à caneta;
- Observe e respeite todas as instruções da banca (nº de linhas, tipo de texto, cor da tinta, etc…);
- Não fuja do tema;
- Seja inteligível (claro, de fácil compreensão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...