segunda-feira, 29 de abril de 2013

Para ENEN, vestibulares e concursos:como os editoriais de jornal podem melhorar a sua redação.

Confira a seguir os principais pontos de um editorial de jornal que você não pode deixar de entender para se dar bem na prova de redação:


Editorial de um jornal: 1. Conteúdo

O primeiro ponto que deve ser analisado em um editorial de jornal é o conteúdo. Nele, o candidato deve identificar qual é o assunto principal do texto. Depois desse processo, você deve reconhecer como foi construído esse texto. No caso de um texto dissertativo-argumentativo, ele precisa apresentar tese, argumentos e conclusão.

Editorial de um jornal: 2. Forma:

Para construir um bom texto dissertativo você precisa de coesão. Isso acontece a partir da maneira como as ideias são organizadas no texto. Em um modelo dissertativo-argumentativo, os parágrafos não podem ser independentes. E cada novo parágrafo construído deve ter alguma ligação com o anterior.

Editorial de um jornal: 3. Pontuação:

Outro ponto muito importante de uma redação do Enem 2013 é a pontuação. Segundo a professora Cida, os alunos sentem muita dificuldade na hora de pontuar suas produções textuais. "Os estudantes não aprendem como fazer a pontuação correta. Eles decoram as regras de pontuação. Por isso sentem tanta dificuldade em pontuar", explica. Neste caso, o treino aqui é copiar o editorial de um jornal procurando identificar quais os tipos de pontuação que foram utilizados em cada caso.

Editorial de um jornal: 4. Tese:

Geralmente, a tese está presente no início do parágrafo e faz parte da introdução do texto. No caso dos editoriais do jornal, ela representa a ideia central que será trabalhada na produção textual.

Editorial de um jornal: 5. Argumentos:
Os argumentos devem ser usados para comprovar, questionar ou complementar as ideias apresentadas. Tudo depende da proposta do seu texto.


Editorial de um jornal: 6. Conclusão:

A conclusão deve estar sempre de acordo com o início do texto. Se o candidato apresenta um problema, a conclusão deve trazer uma sugestão de solução plausível. A dica da professora é solucionar de maneira simples, sem fugir da realidade.


Editorial de um jornal: 7. Cópia na íntegra:

Se você continua não compreendendo o formato do editorial, a dica é copiar o texto na íntegra. A princípio, o estudante deve se preocupar em fazer uma cópia interpretativa. Em outras palavras, ele deve copiar o texto analisando as palavras, as expressões, recursos linguísticos e a pontuação. Assim, você será capaz de identificar com mais facilidade o tipo de texto que precisa fazer.


Editorial de um jornal: 8. Leituras diversificadas:

O grande truque para escrever uma boa redação é fazer leituras diversificadas. Por isso, o estudante precisa ler livros, jornais, revistas e editoriais de jornais. Não se limite aos editoriais. Quanto mais diversificada for a sua leitura, melhor será a sua produção textual. Simples assim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...