A INTRODUÇÃO
A introdução,
dando início ao texto dissertativo, apresenta os dados fundamentais ou
uma tese levantada pelo autor, levando ao leitor a um contato prévio com
o assunto enfocado. Ela deve ser bem redigida, de tal forma que desperte e
prenda a atenção do leitor, motivando-lhe o interesse pelo que vem a seguir (o desenvolvimento).
Assim sendo, embora não haja fórmula pronta, acabada e eficaz para uma boa
redação, existem alguns procedimentos que ajudam a redigir o parágrafo
introdutório para um texto dissertativo. Alguns exemplos:
1º)
Apresentando a conceituação de algum objeto (real ou imaginário,
concreto ou abstrato), sob um determinado ponto de vista :
“Para as
sociedades indígenas a terra é muito mais do que um simples meio de
subsistência. Ela representa o suporte da vida social e está diretamente ligada
ao sistema de crenças e conhecimentos. Não é apenas um recurso natural mas
- é tão importante quanto este - um recurso sociocultural.”
{RAMOS,
Alcida R. Sociedades indígenas. p. 13, negritos meus}
2º)
Jogando-se com a oposição entre ideias :
“Os ricos
sabem muito mais que os pobres. Pobreza é ignorância vivem coladas como
irmãs siamesas. Uma produz a outra. Uma se alimenta da outra. A Unesco
identificou esta cumplicidade em recente relatório sobre a situação da ciência
no mundo. A entidade detectou que a crescente diferença entre os países
ricos e os pobres é uma diferença de conhecimentos.”
{ MONTSERRAT Filho. José. “A ciência para todos”. IN:
Suplemento de Ecologia e
Desenvolvimento, n. 38. Abril de 1994. p. 5. Negritos meus}
3)
Introduzindo o tema caracterizando o espaço, os ambientes ou as situações :
“A
imagem de uma nuvem marrom em cima da cidade ou a visão da fumaça negra que sai
do escapamento de veículos é comum nas grandes cidades. As
megalópoles brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, têm no céu, praticamente o
ano todo, uma nuvem cobrindo os prédios, que fica bem nítida no meio da manhã.”
(D’AVIGNON,
Alexandre. “Gás natural: prós e contras.” IN: Suplemento de Ecologia e
Desenvolvimento, 1994)
4)
Introduzindo o tema através da apresentação de dados estatísticos, dos quais o
redator tomou conhecimento:
“Uma
pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
em 1989 indicava dados estarrecedores sobre a destinação final do lixo no
brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, das 4.500 empresas de
limpeza pública na totalidade dos municípios brasileiros, apenas 58 participavam
de algum tipo de coleta seletiva. Das 96 mil toneladas de lixo coletadas por
dia no País, 86% iam direto para vazadouros a céu aberto ou para áreas
alagadas, 10% para aterros controlados e só 2% eram destinadas à incineração ou
a usinas de beneficiamento.”
(TERRA, Patrícia. “A
hora de transformar.” IN: Suplemento de Ecologia e Desenvolvimento, 1994).
5) Apresentando uma tese a ser defendida :
“O ser humano, que sempre dominou
certas espécies da flora e da fauna como pragas, se depara com a pior de todas
- o próprio reflexo no espelho. Ao longo de toda a sua história, deixou uma
marca de destruição na extinção de espécies, nas guerras, no uso indiscriminado
dos recursos naturais e da tecnologia. Marcas que o colocaram frente a uma
situação nunca antes vista. Este ser racional se tornou escravo das doenças,
da miséria, da fome, do medo, da tecnologia.”
(PERTILE,
Rosângela de Almeida. “Homo Sapiens : a endemia do caos.” IN: Ponto de Vista.
Suplemento de Ecologia e desenvolvimento. nº 43, setembro de 1994. p. 26.
negritos meus)
6) Através do raciocínio analógico, com o uso da
linguagem metafórica, figurada :
“A
sociedade humana é, até certo ponto, como a “sociedade das palavras”; assim
como existem indivíduos marginais, há palavras marginalizadas; assim como há
pessoas sem trabalho, também existem palavras desempregadas.”
O DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento
de um texto está relacionado à capacidade de seu autor ordenar progressivamente
as ideias, as opiniões, os argumentos que usa para defender um determinado
ponto de vista. Assim, a fundamentação de uma ideia, de um argumento, deve ser
coerente com a proposição temática e sustentada através de provas ou exemplos.
O desenvolvimento de uma dissertação deve, então, resultar num conjunto,
num todo coeso e coerente, de acordo, com a sucessão de ideias ou argumentos.
Existem alguns procedimentos usuais na redação de parágrafos dissertativos,
quer sejam expositivos, quer argumentativos. Entre esses procedimentos,
destacam-se:
1º.) O levantamento de uma hipótese, que, no plano
sintático do texto, aparece introduzida por oração subordinada adverbial
condicional, marcada pelo emprego das conjunções “se” ou “caso”,
ou pela oração reduzida equivalente. O raciocínio lógico subjacente é “se
isso... Logo aquilo”, como no exemplo abaixo :
“Em Xangai, se
consumismo não engoliu o comunismo, pelo menos ocupa o tempo das multidões.
Televisores enormes equilibram-se nas bicicletas, há bips em todas as cinturas,
os celulares são brandidos até pelos humildes operadores de riquixás, Há os
consumidores de Chanel nº. 5, Yves Saint Laurent e BMW, ricos gastando por toda
parte. Mas em Xangai o povão mergulha no consumismo.
{CASTRO,
Claudio de M. “E se o consumismo engolir o comunismo?”.
IN:
Ensaio, Revista Veja, 16 de Outubro de 1996, negritos meus}
2º.) A refutação de ideias, juízos, citações, provérbios
etc. Nesse caso, o redator cita o discurso do outro para, logo em seguida,
contra-argumentar, sustentando sua opinião através de uma prova (p. ex.: dados
estatísticos) ou de evidências. Exemplo:
“O argumento
privativista parte do princípio de que a universidade pública no Brasil é
demasiado cara e serve aos ricos. Levantamentos socioeconômicos
recentes mostram, no entanto, que há cada vez mais um predomínio e um
avanço progressivo dos alunos com renda familiar inferior a dez salários
mínimos.”
{
José Martins Filho. Reitor da Unicamp. IN: Seção “Polêmica”. Revista Istoé.
Negritos Meus}
3º.) A comparação ou a analogia entre duas
situações distintas, que pode ser feita em um só parágrafo, ou em dois, como no
exemplo abaixo :
“Nos Estados Unidos, um país
protestante, um dos principais signos de poder é uma vida virtuosa aos
olhos de um Deus pronto para castigar. É por isso que lá os políticos procuram
exibir uma imagem de correção que inclui fidelidade sexual e a citação na
Bíblia como fonte inspiração política. (...).
No Brasil católico, ao contrário, como em
outras culturas machistas, há um sinal de poder muito mais importante e
bastante humano: mostrar que é mesmo homem. Para isso, os políticos projetam
uma imagem de virilidade heterossexual que mostre que são suficientemente
machos para governar.”
{EEP,
Michael. “Virilidade e poder.” IN: “Mais!”, Folha de São Paulo, 15 de Junho de
1997, p. 12, negritos meus}
4) Desenvolvendo o tema através da perspectiva histórica (que
não deve ser introduzida por chavões do tipo “Desde os primórdios...”,
traçando-se uma trajetória de um determinado fato através de uma linha
temporal. Exemplo :
“Dos
anos 60 aos anos 90, os setores envolvidos com reflorestamento no Rio de
Janeiro conseguiram algumas realizações: organizaram-se, surgiram quadros e
instituições atuantes. Mas plantou-se relativamente pouco e com grandes perdas.
Dificuldades político-financeiro e sociais são as causas do desempenho
discreto.”
(CASTOR,
Antônios. IN: Suplemento de Ecologia e Desenvolvimento,1995.)
5) Desenvolvendo o tema com a introdução de questionamentos,
através do emprego de frases interrogativas. Esse procedimento deve ser usado
com parcimônia, sem exageros. Deve ser um elemento motivador de reflexões
acerca de um determinado tema. Exemplo :
“O que
é Arte? O que é mercadoria? A música sertaneja produzida no Brasil, nos últimos
anos, é Arte ou simplesmente mercadoria? Se se parte do princípio de
que Arte é tudo quilo que, não susceptível de ser produzido em série, tem uma
finalidade estético-cultural e não visa ao consumo imediato, observa-se que a
atual (pseudo) música sertaneja, aliás “country”, não passa de uma mercadoria
vendável aos consumidores mais incautos, desprovidos de maior formação
cultural.
De fato, a proliferação das
duplas caipiras no mercado fonográfico indicia a transformação do sentimento
sertanejo num negócio rentável: o “caipira” virou “cowboy” , e a música
sertaneja se travestiu de “sertanejo pop”, numa imitação terceiro-mundista do
estilo “country made in U.S.A”.
6) A
conceituação de um dado objeto sob determinado ponto de vista :
“Psicologia
é o conjunto de conhecimentos que servem para nos conhecermos a nós mesmos e
compreender os modos de ser (pensar, sentir e fazer) de nossos semelhantes, ou
seja, é o estudo das funções mentais e das atividades pessoais. (...)”
(MIRA
Y LÓPEZ, Psicologia geral , p. 13)
7) A
bilateralidade, enfocando-se um determinado tema sob dois pontos de
vista contrários :
Ex.: “A
demarcação das terras indígenas do ponto de vista do índio e do ponto de vista
do “homem branco”.
8) Argumento de
exemplificação (Ilustração)
“A
televisão define um tipo de relação absolutamente singular: ao contrário do que
acontece com as artes do movimento, que sempre reivindicaram a ação do corpo -
como é o caso da dança -, a televisão é uma técnica do movimento,
que age sobre um corpo em repouso.”
Sucesso sempre!
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