PIXEL FB

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Curso de [Interpretação de textos para concursos] em Uberlândia





Há muito tempo se discute sobre “analfabetismo”, e os seus níveis. Logo se chegou a conclusão de que – alfabetizado -  é aquele que consegue escrever, ler e interpretar textos, reconhecer os seus diversos gêneros e tipos, e ainda relacionar os conhecimentos entre eles.
É inegável hoje, o fato de que a capacidade de ler e interpretar textos, além de ser um dos indicadores mais importantes nas provas do ENEM, vestibulares e concursos públicos, atestam o grau de instrução e competência leitora dos indivíduos.
A boa notícia é que, por mais dificuldades que você tenha, é possível aprender! E isso tem o poder de mudar a sua vida!


Programa:

O que você vai aprender ?

  1. Localizar informações explícitas em um texto.
  2. Inferir uma informação implícita em um texto.
  3.  Identificar o tema de um texto.
  4.  Distinguir um fato da opinião relativa a esse respeito.
  5. Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc).
  6. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
  7. Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
  8. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
  9. Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
  10.  Identificar a tese de um texto.
  11.  Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
  12. Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.  
  13. Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
  14. Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
  15. Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
  16. Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
  17. Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras anotações.
  18. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  19. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
  20. Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto  
  21. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  22. Sublinhar as partes realmente importantes na hora da leitura;
  23. Funções da linguagem
  24. Tipos de discurso
  25. Marcas de argumentatividade;
  26. Contexto;
  27. Intertextualidade;
  28. Interpretação de questões nas provas de concursos públicos;
  29. Como identificar questões falsas nas provas de concursos;
  30. Resolução de 2000 exercícios;
  31. Todos os exercício serão resolvidos e comentados em aula.

Duração do curso

  • 4 meses = 48 horas aulas divididas em 12 encontros de 3 horas cada.
  • Apenas 6 alunos por turma
  • Correção individual
  • Material didático incluso

                   Turmas:

      Turno
              Dia da semana
                   Horário
          Manhã
             Terças e quintas
               9:00 as 11:00hs
       Tarde
             Segundas, terças e quintas
               4:00 as 17:00hs
     Noite
             Terças e quintas
              1900 as 22:00hs

Contato: (34) 99149 2401 (whatsap)

Quem ministra:


Fátima Oliveira


 Mestre em educação. Especialista em literatura, retórica, argumentação e PNL. Graduada  em Letras, Pedagogia e Normal superior. Professora de redação em cursinhos pré vestibulares em cidades como São Paulo e Rio de janeiro. Fundadora e idealizadora da Escola Palavra Perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário