terça-feira, 25 de julho de 2023

Tema de redação para concursos - (com exemplo)

 



A vida hiper conectada

Tema l

      No livro 24/7: Late Capitalism and the Ends of Sleep (Capitalismo tardio e os fins do sono), o autor Jonathan Crary analisa os riscos da vida hiper conectada. 

     Segundo o autor, o sistema capitalista global mudou fundamentalmente a experiência humana, ao subverter todos à tirania da sintonia permanente, que subverte os ritmos naturais do sono e da vigília; as pessoas estão conectadas 24/7 (24 horas por 7 dias da semana, expressão popular em inglês para “sempre ligado”.

      Jonathan Crary caracteriza o momento em que estamos vivendo como um tempo do qual não há refúgio, não há lado de fora. Estamos sempre envolvidos em informações. De alguma forma, somos um elo da internet como um terminal de produção e consumo de conteúdo, tendo como resultado, empobrecimento e  privação maior por causa dessas demandas.
Capitalismo Tardio e os Fins do Sono. Jonathan Crary – Ed. Cosac Naify



PROPOSTA: 


Com base nas informações do texto e em outras de seu conhecimento sobre o assunto, elabore um
texto dissertativo que apresente considerações sobre a seguinte questão:

As pessoas se preocupam com a privacidade de suas informações, que podem ser vistas por agências de inteligência, mas não têm restrições nem hesitam quando expõem sua vida particular no mundo digital.

 Instruções
  • Desenvolva uma dissertação com o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, considerando-se letra de tamanho regular.
  •  Assinale o tema escolhido (1 ou 2) nos quadradinhos correspondentes (próxima página).
  • Dê um título sugestivo e criativo à sua redação.
  • Defenda ou refute as ideias apresentadas através de uma dissertação integrada, coerente, organizada e estruturada. Fundamente suas ideias com argumentos, sem sair do tema.
  • Respeito ao tema é um dos itens de avaliação.
  • Importante: Não há uma resposta ou alternativa certa ou errada a ser encontrada. Não vamos julgar suas opiniões, mas sua capacidade de análise e argumentação.
Veja o exemplo de um texto escrito segundo essa proposta:

A proteção dos dados individuais é um problema mais discutido há mais de três décadas. Hoje, as pessoas estão imersas no mundo digital em que informações pessoais são armazenadas o tempo todo. Dessa maneira, é importante discutir a importância da privacidade dos cidadãos, bem como os riscos aos quais estão submetidos nas redes.

De fato, a proteção dos próprios dados é uma garantia dos direitos do indivíduo. Essa discussão é parte central da obra “1984”, livro de George Orwell em que o Estado controla a população, vigiando-a por meio de câmeras e microfones. Dessa forma, percebe-se que preservar a intimidade das informações armazenadas em aplicativos e contas é importante, já que pode conferir demasiado poder a quem tem acesso aos dados.

A partir dessa reflexão, pode-se analisar os riscos que pesam sobre todos os usuários da internet e das redes sociais, que em 2016, por exemplo, um conjunto de dados de mais de 50 milhões de usuários do Facebook foi usado sem o consentimento deles pela empresa “Cambridge Analytica,” para a prática de consultoria política e direcionamento de mensagens. Por isso, uma legislação adequada e o cuidado pessoal, importam, quando se trata de informações pessoais.

Fica evidente, portanto, para que a privacidade possa ser garantida como direito, resguardando os cidadãos, medidas devem ser tomadas. Para isso, o governo deve formular leis mais rígidas, referentes ao uso não autorizado de informações, e de roubo de dados. Ademais, cada indivíduo deve se policiar e buscar entender a dinâmica dos dados na rede, a fim de que compreenda os riscos a que está exposto.

 Preste muita atenção ao uso dos conectivos, eles são essenciais para que o seu texto tenha as características de Dissertação argumentativa.


Você tem dúvidas sobre a estrutura interna de cada parágrafo argumentativo? Quer saber se sua redação atende aos critérios da sua banca examinadora? 

Escreva-a e envie para o nosso
 Whatsapp: (34)99149 2401

Não se esqueça de  informar qual é o concurso que você vai prestar e qual é a banca, Ok?

Um abraço!

Fátima Oliveira


Mestre em educação. Especialista em
literatura, retórica, argumentação e PNL. Graduada em
Letras, Pedagogia e Normal superior. Professora de
redação em cursinhos pré-vestibulares em cidades como
Uberlândia e Rio de janeiro. Fundadora e idealizadora da









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...