quarta-feira, 26 de julho de 2023

Proposta de redação (modelo ENEM) sobre os impactos do envelhecimento da população brasileira.

 


Veja exemplo de - REDAÇÃO MODELO ENEM - no final desse post

Instruções para a dissertação no Enem:

1.    O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.

2.    O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

3.    A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

4.    A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

5.    A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

     6.    A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Tema: Impactos e consequências do envelhecimento populacional.

Texto l

Os fatores que explicam o envelhecimento populacional estão ligados à queda da fecundidade e da taxa de mortalidade bem como ao aumento da expetativa média de vida das pessoas. Melhorias na saúde e qualidade de vida são fatores determinantes desse processo, e isso gera impactos positivos, quanto à média de vida das pessoas, e negativos, quanto aos efeitos na economia de um país.

O mundo vive essa perspectiva e realidade de crescimento da taxa de envelhecimento da população, e no Brasil esse aspecto não é diferente, o que se deve analisar em paralelo a essa realidade é o gradativo aumento de população. Na Europa, a população envelheceu e não se renovou, sendo um assunto de relevância social para o continente.

Texto ll

O envelhecimento da população, no Brasil ou no Mundo, traz diversas consequências. Essas consequências nem sempre são positivas, apesar de que ter uma população idosa significa melhorias nas condições políticas e sociais de um país.

O envelhecimento aumenta diretamente as demandas sociais e econômicas de um país e afeta a política previdenciária, que toma conta de fatores como:

·         assistência social ao idoso e aposentadoria

·         idade mínima para aposentar

·         proteção social, entre outros

Quando se trata dessas políticas, deve-se considerar demandas específicas a essa parcela da população, como o lazer, que, apesar de ser algo simples, demanda investimento.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/envelhecimento-demografico.htm

Texto lll

Atualmente, o Brasil se encontra na categoria de envelhecimento moderado, em que as taxas de fecundidade e mortalidade estão em queda. Esta etapa mantém uma proporção importante de jovens, mas a população idosa começa a aumentar. Em cerca de 20 anos, a população brasileira será considerada envelhecida.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2015) cerca de 14% das mulheres brasileiras têm mais de 60 anos, ao passo que 11,9% dos homens estão no mesmo grupo etário. A população de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 2% a 12% entre 1960 e 2014 e duplicou-se em apenas 34 anos – 6% em 1980 e 12% em 2014). O grupo etário que mais cresce no Brasil é o de pessoas com 80 anos ou mais.

Para um envelhecimento saudável, é necessário impulsionar políticas adequadas para alcançar o desenvolvimento sustentável e equitativo, ao mesmo tempo que zela pelos direitos da população idosa. 

 Veja um exemplo de redação com o tema acima:

O envelhecimento populacional é, hoje, um proeminente fenômeno mundial. O que significa crescimento mais elevado da população idosa com relação aos demais grupos etários. No caso brasileiro, o aumento da participação dos maiores de 60 anos é de 4% em comparação com a média nacional. Nesse sentido, é necessário que se discuta os impactos causados pelo aumento de idosos no Brasil.

Nessa perspectiva, o Brasil pode pagar um alto preço, pois vem acumulando idosos doentes, carentes, cheios de incapacidades e sem saber quem vai cuidar deles. Desse modo, ao afirmar que o dever do governo é maximizar o bem-estar do povo, Michel Foucault evidencia o compromisso do Estado em assegurar os direitos de seus cidadãos, o que, consequentemente traria melhores condições e qualidade de vida aos anciãos. Contudo, essa não é a realidade no Brasil.

Ademais, convém citar a estrutura das cidades brasileiras, como uma das principais áreas afetadas pelo envelhecimento populacional. Já que, tendo em vista que a infraestrutura vigente, dos grandes e pequenos centros, não atende ás demandas da massa idosa, além de não acomodar adequadamente essa parcela da sociedade que, em poucas décadas, será maioria. Desse modo, o iminente aumento da faixa etária da população, estabelece novos desafios, como elevados gastos com saúde pública e condições de acessibilidade na área urbana.

Fica evidente, portanto, que o envelhecimento populacional requer que os governos promovam ações de saúde pública que propiciem qualidade de vida para os idosos. Dessa maneira, são necessários programas de saúde, criação de casas de acolhimento para a terceira idade, além de projetos de acompanhamento específicos para esta parcela da população. Dessa forma, poderá ser possível garantir uma velhice digna, promovendo a plena construção de conhecimentos e cidadania. 

 Você está com dificuldades para desenvolver a estrutura interna da dissertação argumentativa?

Entre em contato, via whatspp: (34) 991492401 - posso te ajudar!

 Fátima Oliveira

Mestre em educação. Especialista em
literatura, retórica, argumentação e PNL. Graduada em
Letras, Pedagogia e Normal superior. Professora de
redação em cursinhos pré-vestibulares em cidades como
Uberlândia e Rio de janeiro. Fundadora e idealizadora da




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...