sexta-feira, 18 de maio de 2018

Enem: como atingir as expectativas da banca e tirar boa nota na redação





Seguir critérios e  planejar bem o texto pode garantir a nota
Recebo muitos e-mails e mensagens na página do facebook  sobre o que fazer para tirar boa nota na redação de concursos e, vestibulares e ENEM.
A verdade é que não é fácil, mas pode acreditar que é muito simples aprender a escrever para tirar notas que levam a aprovação.

Pense nisso:

Você já leu muitos livros, revistas e jornais. Viu dezenas de filmes. Conversou sobre variados assuntos.  Assistiu a incontáveis telejornais. Está pra lá de preparado. Tem assunto pra dar e vender.  Na hora de escrever seu texto fique calmo. E siga as dicas.


Preste atenção nas Competências exigidas pela banca, pois é a partir delas, com base nelas que o seu texto será corrigido. Pode parecer sem importância. Alguns apenas leem rapidamente as cinco competências, mas esse comportamento pode prejudicar, e muito, a sua nota!

Eu os escrevi de uma maneira mais simples, mais fácil de você entender. Veja-os abaixo e aproveite muito bem essa chanca de gravá-los na memória.


#Competência 1 - Domínio da língua: 

  • Escreva na norma culta. 

  • Isso não significa usar palavras difíceis, que poucos entendem o significado.

  • Escreva as palavras corretamente. Nada de abreviações

  •  Atenção para a concordância, a regência, a pontuação, as flexões de verbos e nomes, o emprego e a colocação de pronomes — do jeitinho que você aprendeu na escola, aplicou nas provas e exercícios. Nada de mais.

  •  o texto deve ser escrito na 3ª pessoa. Não dê a vez ao pronome eu

#Competência 2 -   Demonstrar capacidade de entender os textos motivadores e o tema exigido pela banca

  • Aqui é preciso saber INTERPRETAR: textos verbais e não verbais, gráficos e dados estatísticos. Saiba que interpretar é entender o texto a ponto de fazer inferência sobre ele e a partir disso escrever fatos que você concluiu e que serão os responsáveis pela sua composição.

  • Entenda o tema proposto pela banca - Se o enunciado for: Os desafios para o combate à violência no Brasil., lembre-se que o problema, nesse caso, é falar sobre o que desafia o combate à violência e não sobre VIOLÊNCIA.


  • Encontre esses desafios - entenda quais são eles - e os porquês de cada um deles: falta de policiamento, educação insuficiente, famílias desestruturadas, descaso dos governantes, etc. 

  • Nesse caso, se você escrever sobre a VIOLÊNCIA NO BRASIL  ou sobre O COMBATE À VIOLÊNCIA NO BRASIL fugirá do TEMA exigido pela banca.


  • Não enrole.  Não encha linguiça.  Faça conexões de ideias, complemente-as usando seus conhecimentos de leituras anteriores, filmes e aulas que assistiu, etc.

  • Lembre-se: a palavra chave aqui é INTERPRETAÇÃO.

#Competência 3 - Seleção e organização dos argumentos:

Para adequar o que você escreve  ao gênero dissertativo argumentativo exigido pelo ENEM é preciso entender que tudo o que você escrever deverá girar entre: ideia, argumento e prova para esses argumentos. E se existe uma ideia, que determina um problema, é necessário que existam possíveis soluções para ela.

Se você não entende o que é TESE e ARGUMENTO clique aqui. Eu criei um artigo para te ensinar isso.


#Competência 4 - Coesão

Palavras, orações, períodos, parágrafos não ficam soltos no texto. Uns se conectam aos os outros. A língua oferece recursos pra ligá-los. Os responsáveis por essa conexão são as PREPOSIÇÕES, CONJUNÇÕES e os PRONOMES.


 Às vezes, a sequência das ideias dá conta da coesão. Outras vezes, preposições, conjunções, pronomes, partículas de transição fazem o papel de ligar os fatos e dar sentido a eles.

Veja esse exemplo:

Carlos foi ao médico. Ele estava com dores nas pernas. Suas pernas estava inchadas e roxas. O médico receitou remédios e repouso. Ele ficou preocupado precisava trabalhar. Sua esposa o deixou tranquilo. Ele pôde obedecer às ordens do médico e se recuperar.

Veja a diferença quando os conectores são usados dando ao texto  coesão e clareza.

Carlos foi ao médico, pois estava com dores nas pernas. e suas pernas estava inchadas e roxas. Desse modo,  médico receitou remédios e repouso. Porém, ele ficou preocupado, porque precisava trabalhar. Dessa maneira, sua esposa o deixou tranquilo, e ele pôde obedecer às ordens do médico e se recuperar.


#Competência 5 - Proposta de solução

Se você foi capaz de expor um problema - TESE - também deverá ser  capaz de propor possíveis soluções - intervenção social -  que resolvam ou  aliviem o problema.

Seja abrangente. Convoque o governo, o Congresso, o Judiciário, a escola, a família, a Igreja, ONGs para atingir o objetivo e trazer soluções que minimizem o problema apresentado.




Whatsap (34) 99149 2401

                  


Escola de redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...