segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Temas atuais: leia, pesquise, pense e escreva!


 
TEMA l:

Disserte sobre o papel da internet e das redes sociais nos movimentos atuais - Movimento Passe Livre, que culminou em centenas de manifestações pelo Brasil afora.

TEMA ll:

Preços das tarifas do transporte público, saúde e educação. Estes e outros assuntos foram temas que circularam durante as recentes manifestações que estão ocorrendo em todo o Brasil. Passados alguns dias das manifestações, fica a seguinte questão: OS PROTESTOS MUDARÃO O BRASIL? Disserte sobre o assunto, expondo seu ponto de vista com argumentos plausíveis e consistentes.

TEMA lll:

 As redes sociais se tornaram um lugar privilegiado para a divulgação de dados pessoais, detalhes sobre a rotina das famílias e de informações nada interessantes ou extremamente desnecessárias. Tudo está exposto para o mundo ver. Empresas usam tais informações e planejam suas estratégias de marketing; praticantes de atos ilícitos se deliciam com a facilidade de acesso às informações. Tudo é aproveitado para determinados fins.

Considerando o texto acima como meramente motivador, disserte sobre o seguinte tema:

A internet é uma ameaça à liberdade das pessoas?

TEMA lV:

 Só podemos falar em Democracia quando há, de fato, participação popular. Disserte sobre este tema, expondo seu ponto de vista.

TEMA V:

Uma das marcantes diferenças entre a Passeata dos 100 mil, ocorrida durante a ditadura militar, e os movimentos que aconteceram recentemente pelo Brasil afora está na presença da violência nestes últimos. Em sua opinião, como conciliar reivindicações populares e manutenção da organização e da ordem?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...