Analise o anúncio publicitário a seguir:
Agora responda:
1- Quais os recursos argumentativos presentes na propaganda?
2-Observe no texto os elementos verbais e não-verbais.
2-Observe no texto os elementos verbais e não-verbais.
3-Sobre que ponto de vista o autor pretende convencer? Qual é a associação feita no apelo ?
4-Qual é a importância da argumentação para persuadir alguém?
Sobre a "Arte de argumentar":
· Argumentar: é estabelecer mecanismos argumentativos capazes de realizar eficientemente os efeitos de sentido pretendidos;
- A argumentação tem como objetivo convencer;
- Saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.
Nas campanhas publicitárias é comum a presença dos recursos argumentativos: figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe, instâncias gramaticais, escolha lexical, expressões de valor fixo, ironia, citações, argumentos de autoridade, criação de inimigos e alusão. São elementos práticos na construção do enunciado e funcionam como mecanismos comuns às modalidades do convencimento e da persuasão.
No entanto, não são suficientes para garantir a unidade argumentativa e obtenção do resultado esperado. Para obtê-la, todo texto deve exprimir o ponto de vista e o discurso. Ambos apresentam-se de forma intrínseca no texto.
Espero que tenha gostado! Se quiser, deixe aqui suas respostas e possíveis dúvidas. Logo elas serão comentadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário