
1- (UFRN/2009)
O folheto autoriza inferir-se que, ao usar aparelho celular enquanto dirige o
condutor do veículo:
A) deve
ter, além de coordenação motora, bastante controle emocional.
B) causa
acidentes mais por inexperiência que por falta de precaução.
C) põe em risco tanto a segurança de motoristas quanto a de pedestres.
D) precisa redobrar sua atenção, principalmente em perímetros urbanos.
C) põe em risco tanto a segurança de motoristas quanto a de pedestres.
D) precisa redobrar sua atenção, principalmente em perímetros urbanos.
02.
(UFRN/2009) No folheto, constata-se uma ambiguidade intencional quanto ao
emprego da palavra:
A) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema.
B)
direção, que pode ser interpretada como volante ou orientação.
C)
perigosa, que pode ser interpretada como arriscada ou deliberada.
D) celular,
que pode ser interpretada como telefone ou tecnologia..
03. (UFRN/2009) No slogan CELULAR: Não Fale no
Trânsito, uma característica da função conativa da linguagem é:
A) a
objetividade da informação transmitida.
B) a
manutenção da sintonia entre a STTU e o público-alvo.
C) o
esclarecimento da linguagem pela própria linguagem.
D) o
emprego do verbo no modo imperativo.
Respostas comentadas
Questão 1:
Resposta:
"C". Trata-se de texto com elementos verbais e não-verbais. Neste caso, para responder corretamente, o aluno recorre a seus conhecimentos prévios sobre o tema e ao que está contido no folheto. Há vários indícios do risco de acidentes quando os motoristas falam ao celular, no trânsito. Simples de responder.
Questão 2:
Questão 2:
Resposta:
"A". Ambiguidade ocorre quando se tem dupla possibilidade de interpretação. Nas alternativas apresentadas, poderia haver ambiguidade, pelos sentidos deduzidos. Mas, conforme o texto, a palavra ligação indica tanto combinação/junção quanto telefonema
Questão 3:
Resposta:
Questão 3:
Resposta:
"D". Questão com conteúdo de Funções da Linguagem.
Muito comum aparecer nos vestibulares. Em todo texto publicitário, a tentativa de persuasão e busca à adesão do receptor é característica marcante, pois é a ele que a mensagem se direciona. Neste caso, há função conotativa da linguagem e o emprego dos verbos no imperativo é condição essencial para que a intenção do autor seja confirmada.
muito ruim pq a pessoa não aprende nada com as respostas abaixo da pergunta muito ruim mesmo
ResponderExcluirVocê tem toda razão Pedro Jonathan! Obrigada pela observação, mudarei isso agora mesmo!
ExcluirObrigada Rita! Espero ajudar sempre! Aceito sugestões!
ResponderExcluireai o pedro é viad
ResponderExcluir