Artigo
de opinião
Leia os textos a seguir e escreva um artigo de opinião com o tema empreendedorismo.
Existem
características que são especificas de um artigo de opinião:
Também
conhecido como texto de opinião, como o nome já diz, expressa uma
opinião e é um texto dissertativo.
Você pode
pensar “Ué, mas então o artigo de opinião é a mesma coisa que uma dissertação
argumentativa?”
O artigo de opinião traz características
de dois tipos de textos diferentes – a
dissertação argumentativa e a carta. Reúne características desses
dois tipos de textos.
É preciso
estar muito claro que não existe um bom texto que defenda uma tese e que não
seja informativo, que não tenha uma grande base de informatividade. É impossível
você escrever um bom texto se você não tem informações sobre o assunto.
O artigo
de opinião usa temas específicos que são sempre problemáticas. Não há
como opinar sobre uma problemática que não se sabe que existe. Então, leia,
informe-se, tenha embasamento para fundamentar suas ideias
Nos
concursos e vestibulares essa circunstância comunicativa pode ser uma
das opções.
O
artigo de opinião
caracteriza-se como um gênero textual em que seus argumentos possuem condições
de fazer com que o interlocutor acredite que você realmente tem razão no que
diz.
Dessa
forma, por pertencer a essa categoria (de caráter argumentativo), deve obedecer
à linguagem padrão, ou seja, nada de coloquialismo, a menos que seja em favor
do seu texto ao se referir a uma determinada situação que o leve ao uso do
coloquialismo.
Uma característica muito
peculiar deste tipo de gênero textual é a persuasão, que consiste na tentativa
do emissor de convencer o destinatário, neste caso, o leitor, a adotar a
opinião apresentada. Por este motivo, é comum presenciarmos descrições
detalhadas, apelo emotivo, acusações, humor satírico, ironia e fontes de
informações precisas.
Outros aspectos persuasivos
são as orações no imperativo (seja, compre, ajude, favoreça, exija, etc.) e a
utilização de conjunções que agem como elementos articuladores (e, mas,
contudo, porém, entretanto, uma vez que, de forma que, etc.) e dão maior
clareza às ideias.
Geralmente, é escrito em
primeira pessoa, já que se trata de um texto com marcas pessoais e, portanto,
com indícios claros de subjetividade, porém, pode surgir em terceira pessoa.
ESTRUTURA:
O importante é não se contentar mais com um
texto com “cara” de redação escolar. É preciso ousar. Ousar com
responsabilidade, bom senso e respeito à estrutura básica de uma dissertação:
·
Título: Crie um
título que desperte o interesse e a curiosidade do leitor.
·
Parágrafo introdutório: aqui os elementos principais
da ideia a ser retratada são evidenciados. Pense num enunciado capaz de expressar a
ideia principal que pretende defender.
·
Desenvolvimento: onde são expostos os argumentos em
defesa de um ponto de vista a ser defendido;
·
Conclusão: onde ocorre o fechamento de todas as
ideias abordadas ao longo do discurso. Pense na melhor forma possível de concluir seu texto: retome o
que foi exposto, ou confirme a ideia principal, ou faça uma citação de algum
escritor ou alguém importante na área relativa ao tema debatido.
Ao terminar o texto, releia e observe se nele você se posiciona
claramente sobre o tema; se a ideia está fundamentada em argumentos fortes e se
estão bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero; se o texto
apresenta título e se é convidativo e, por fim, observe se o texto como um todo
é persuasivo.
Texto l
O
QUE É SER EMPREENDEDOR
Adriane
Alvarenga da Rocha Pombo
O economista austríaco
Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”,
publicado em 1942 associa o empreendedor ao
desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como
característica inerente, uma força que ele denomina de processo de
destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no
desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados;
em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição
de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura
do que ele denominou de empreendedor.
Numa visão mais simplista,
podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que
ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo,
e parte para a ação. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve
e realiza visões” Filion. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um
realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade
e imaginação. Seguindo este raciocínio;
a professora Maria Inês Felippe defende a ideia de que o empreendedor, em geral,
é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser
independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias
criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do
comportamento são características do empreendedor que busca o
autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso
reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de
conhecer tecnicamente etapas e processos.
Maria Inês define empreendedor como sendo:
“aquele capaz de deixar os integrantes
da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas ideias,
produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando
crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em
direção às suas ideias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e
está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a
preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas
necessidades do mercado.”
(...)
Na verdade ninguém nasce
empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho,sociedade vai
favorecendo o desenvolvimento de alguns
talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da
vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O
empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da relação constante
entre os talentos e
características individuais e o meio em que vive.
TEXTO II
Texto lll
NÚMERO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS CRESCE 84% NO BRASIL
Dois milhões e meio de
brasileiros legalizaram o próprio negócio nos últimos três anos. Mulheres já
são quase metade dos empreendedores individuais.
Renata
Capucci - Rio
de Janeiro
Uma pesquisa do Sebrae, feita com
11.500 pessoas entre março e abril, revelou que o número de empreendedores individuais
cresceu 84% no país. Hoje são 2,5
milhões de pessoas que saíram da informalidade. A expectativa é de que sejam
quatro milhões até 2014.
As brasileiras têm dado uma contribuição fundamental nesse mercado de
trabalho. Elas já são 46% dos empreendedores individuais e dominam algumas das
atividades mais escolhidas. A área de serviços de estética e beleza é a que
mais cresceu entre 2011 e 2012: 132%.
Há um ano a empreendedora Vanessa Brito formalizou seu negócio e só viu
o faturamento crescer. O que era uma lojinha acanhada na Cidade de Deus,
cresceu, apareceu e prosperou.
Hoje ela vende produtos pra cabelo no varejo, no atacado para
profissionais de salão e expandiu o negócio: montou seu próprio salão nos
fundos da loja onde dá cursos de reciclagem e aperfeiçoamento sobre novas
técnicas e tinturas.
"Mais de 70% dos pesquisados querem crescer, não querem ficar pequenininho,
querem ter mais mercado, poder crescer, quem sabe poder ser uma micro e pequena
empresa no futuro", declara Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
Algumas vantagens de ser tornar um empreendedor individual é que ao se
formalizar a pessoa passa a ter uma identidade empresarial com o número do
CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.
Desta forma, é possível negociar com outras empresas, passar nota
fiscal, ter mais facilidade no acesso a crédito bancário. Além disso, o
empreendedor terá direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria,
auxílio-doença e licença maternidade.
Edição do dia 10/08/2012
10/08/2012
13h43 - Atualizado em 10/08/2012 14h05

Ajudou bastante!valeu...
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