Há muito tempo se discute sobre “analfabetismo”, e os seus
níveis. Logo se chegou a conclusão de que – alfabetizado - é aquele que
consegue escrever, ler e interpretar textos, reconhecer os seus diversos
gêneros e tipos, e ainda relacionar os conhecimentos entre eles.
É inegável hoje, o fato de que a capacidade de ler e interpretar
textos, além de ser um dos indicadores mais importantes nas provas do ENEM,
vestibulares e concursos públicos, atestam o grau de instrução e competência
leitora dos indivíduos.
A boa notícia é que, por mais dificuldades que você tenha, é
possível aprender! E isso tem o poder de mudar a sua vida!
Programa:
O que você vai aprender ?
- Localizar informações explícitas em um texto.
- Inferir uma informação implícita em um texto.
- Identificar o tema de um texto.
- Distinguir um fato da opinião relativa a esse respeito.
- Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc).
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.
- Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.
- Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
- Identificar a tese de um texto.
- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
- Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.
- Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
- Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.
- Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras anotações.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
- Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
- Sublinhar as partes realmente importantes na hora da leitura;
- Funções da linguagem
- Tipos de discurso
- Marcas de argumentatividade;
- Contexto;
- Intertextualidade;
- Interpretação de questões nas provas de concursos públicos;
- Como identificar questões falsas nas provas de concursos;
- Resolução de 2000 exercícios;
- Todos os exercício serão resolvidos e comentados em aula.
Duração do curso
- 4 meses = 48 horas aulas divididas em 12 encontros de 3 horas cada.
- Apenas 6 alunos por turma
- Correção individual
- Material didático incluso
Turmas:
Turno
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Dia da semana
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Horário
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Manhã
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Terças e quintas
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9:00 as 11:00hs
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Tarde
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Segundas, terças e quintas
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4:00 as 17:00hs
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Noite
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Terças e quintas
|
1900 as 22:00hs
|
Contato: (34) 99149 2401 (whatsap)
Quem ministra:
Fátima Oliveira
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