PIXEL FB

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Porque tantas pessoas tiram nota zero na redação do ENEM?



Olá tudo bem com você?

Você sabia que mais de 300 mil pessoas tiraram nota zero na redação do ENEM em 2017? E o principal motivo para isso? A fuga ao tema.

Eu sou Fátima oliveira...

E vou te ensinar AGORA a nunca cometer esse erro

Meus alunos passam a escrever muito melhor quando entendem a importante diferença entre

ASSUNTO X TEMA

Vamos analisar o tema da redação do ENEM em 2017


Desafios para a Educação formal de surdos no Brasil

Analisando esse tema de uma forma global nós enxergamos que ele fala de Educação. Esse é o assunto – a ideia mais ampla que temos aqui.


Porém, esse tema não abrange a Educação de forma global, você não pode escolher falar sobre qualquer tipo de educação, mas sobre a educação de surdos.


Mas educação de surdos, ainda é muito global, porque pode remeter a diversos tipos de educação, como por exemplo a de valores, a familiar, a musical, etc.



Assim, observando bem a frase tema é necessário distinguir que existem duas palavras fundamentais para que ele seja executado como a banca espera: a primeira é formal, ou seja, a banca pede que o candidato disserte sobre a Educação formal de surdos, aquela que acontece nas salas de aulas das escolas brasileiras e a qual todo cidadão tem direito assegurado por lei. E aqui existe outra delimitação que é a o lugar – a discussão está delimitada ao que acontece no Brasil com relação à Educação formal de surdos.


E a segunda palavra muito importante desse tema é DESAFIOS, esse é o comando para que o candidato discuta: quais são os desafios para a educação formal de surdos no Brasil?


Percebeu a importância de saber delimitar o tema e diferenciar o que ASSUNTO/TEMA?



Curso de Redação ENEM 2018 - em Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário