quarta-feira, 13 de junho de 2018

Exercício para desbloquear a sua criatividade




Você vai fazer agora, um exercício para captar ideias. 
Para isso separe:
  • uma folha em branco; 
  •  uma caneta;
  •  se preferir um quadro branco e pincel.

O que você precisa fazer:
 01: Escolha um problema no qual quer trabalhar
 02: Escreva esse problema na folha em branco
 03: Imagine soluções para esse problema e escreva rápido sem pensar nem racionalizar.  Não recuse nenhuma ideia por mais absurda que ela seja. Registre todas.

 Importante: A expressão das ideias e seu registro devem ser realizados rapidamente. Evite pensar e racionalizar a respeito delas.

É todo um processo que passa pela criatividade. Nesse exercício de explosão de ideias você consegue buscar soluções criativas porque se desapega do que é certo e errado, apenas joga no papel o que pode ser uma solução, sem preconceitos. Por isso é tão importante não racionalizar as ideias que chegam à sua mente. 

Hora de racionalizar

Agora que você tem várias soluções para o problema inicial está na hora de avaliar cada registro de solução e selecionar os mais atendem às suas necessidades.

Essa parte já o que chamamos de plano de ação, que é quando você vê com quem pode contar, quanto de recurso financeiro existe disponível para tocar a ideia para frente, os objetivos e metas e o resultado esperado.

Espero que esse post tenha contribuído para desmitificar aquela velha ideia de apenas uma pequena parcela da humanidade é criativa. Todos nós temos um gênio criativo adormecido dentro de nós, só precisamos das ferramentas certas para acordá-lo.

Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração. Thomas Edison

 Espero ter ajudado!

Abraços!

Fátima Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...