sábado, 30 de novembro de 2013

Curso - INTENSIVÂO - de Português pa concurso da UFU - em Uberlândia

  1. Número de aula 10 aulas com duração de 2 horas cada.
  2. As aulas serão totalmente  práticas onde os exercícios serão totalmente resolvidos junto ao aluno - para não deixar dúvidas.
  3.  Os itens a seguir serão discutidos 2 a 2, garantindo assim o estudo de toda a matéria:
 
Capacidades a serem avalidas na prova:
·      Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes.
·      Argumentar e justificar opiniões.
·      Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções.
·      Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto.
·      Integrar e sintetizar informações.
·      Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto.
·      Identificar informações pontuais no texto.
·      Identificar e corrigir, em um texto dado, determinadas inadequações em relação à língua padrão.
·       Inferir o sentido de palavras a partir do contexto.
·       Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.).
·      Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto.
·       Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros oficiais.
·      Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes.
·       Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.
·      Reconhecer marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente).
·      Reconhecer e avaliar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual.
·       Reconhecer os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais.
·       Reconhecer a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto.
·       Identificar e empregar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia.
 
Início das aulas: 05 de dezembro
Turmas de apenas 10 alunos
Para informações ligue:
9149 2401/3224 5586/9161 9011
 

 

2 comentários:

  1. O curso foi excelente! Esclareceu diversas dúvidas. Além disso, a teoria foi apresentada de forma extremamente inovadora, o que auxiliou bastante no aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Sérgio Francisco Meiras11 de dezembro de 2013 11:16

    Momentos enriquecedores! O curso tingiu minhas expectativas, principalmente por apresentar uma linguagem moderna e atividades dinâmicas. Ouviria você por um dia inteiro sem me cansar! Parabéns professora Fátima!

    ResponderExcluir