terça-feira, 3 de abril de 2012

Atividade: coerência e coesão - resposta comentada.


 
Pra quem não se lembra do que é  coerência textual, aproveite a oportunidade e pesquise. 
Construir textos mais coerentes e coesos onde a clareza e a fundamentação das ideias sejam privilegiadas é pura questão de leitura e exercício da escrita. 
Não desista, você chegará lá!
 

Exercício de coerência textual

1. O texto a seguir, retirado da seção "Saúde" do Suplemento de março/2000, do "Caderno Regional Folha Verde", da Folha de S.Paulo, faz parte de uma série de recomendações para relaxamento dos olhos.Leia-o:
  • "Lubrificantes oculares gelados também são muito eficientes, mas só quando prescritos por um oftalmologista.
  • Importante: não jogue água boricada dentro dos olhos, pois isto causa irritação. Ela deve ser usada apenas para limpeza externa ou como compressa gelada."
a) Localize, no texto, o trecho em que há um problema de coerência.
b) Rescreva-o de modo a torná-lo coerente. 

Conseguiu? Agora veja se acertou: 
A resposta é bastante simples. O trecho incoerente e que precisa ser consertado é o que diz que os lubrificantes são eficazes quando prescritos pelo médico. O erro está no fato de dizer que o efeito será eficaz se você tiver uma receita, pois os efeitos de um remédio no nosso organismo não dependem do médico. Devemos sim, sempre consultar um médico antes de usar um medicamento qualquer, mas vocês hão de concordar que nenhum deles, terá efeito potencializado por causa de uma receita.É simples encontrar o problema na frase, para isto basta analisá-la utilizando sua capacidade leitora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...