quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Redação PAAES?UFU 2011 - Fique atento!

REDAÇÃO


Na prova de Redação será avaliada a capacidade de o candidato produzir textos em diferentes gêneros: notícia, relato, carta argumentativa, carta pessoal, editorial, texto de opinião, resumo.
O candidato deverá produzir seu texto em prosa, sem diálogos, atendendo aos seguintes aspectos:

pertinência em relação ao assunto desenvolvido;

clareza, progressão de ideias, coerência e coesão;

adequação à norma urbana de prestígio;

construção de paráfrases a partir dos textos motivadores;

estruturação adequada do gênero selecionado;

fidelidade à proposta, evidenciando leitura dos textos motivadores;

domínio de estruturas sintáticas próprias da escrita, bem como dos sinais de pontuação, tendo em vista clareza e precisão expressivas.
O texto, portanto, deverá ser redigido de acordo com uma das três situações apresentadas na prova e o candidato deverá ser capaz de, minimamente, selecionar e organizar fatos, informações, dados, conceitos ou ideias que possam ser considerados relevantes ao tema proposto. A organização lógica e coerente do texto deve se concretizar na distribuição adequada das informações em períodos e parágrafos; no emprego apropriado dos recursos oferecidos pela língua tanto para expressar ideias e aspectos da interação comunicativa, quanto para relacionar termos, períodos, parágrafos e quaisquer outros segmentos do texto; no uso adequado das estruturas da norma urbana de prestígio; no emprego correto da ortografia oficial; enfim, no uso adequado da linguagem de forma significativa, em um contexto específico e para um fim específico.
O candidato deverá atentar ainda para as especificidades do gênero escolhido, construindo, adequadamente, o remetente e o destinatário (no caso das cartas), apresentando marcas de autoria, marcas de interlocução, lugar social da interação, entre outros aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...