“A fermosura desta fresca serra”
A fermosura desta fresca serra
E a sombra dos verdes castanheiros,
O manso caminhar destes ribeiros,
Donde toda a tristeza se desterra;
O rouco som do mar, a estranha terra, 5
O esconder do sol pelos outeiros,
O recolher dos gados derradeiros,
Das nuvens pelo ar a branda guerra;
Enfim, tudo o que a rara Natureza
Com tanta variedade nos of'rece, 10
Me está, senão te vejo, magoando.
Sem ti, tudo me enjoa e me aborrece;
Sem ti, perpetuamente estou passando
Nas mores alegrias mor tristeza. 14
Camões
Escolha a opção correcta:
1 - O poema é:
A) um soneto
B) um vilancete
C) uma esparsa
2 - Os versos do poema são decassilábicos.
A) Verdadeiro
B) Falso
3 - O esquema rimático é:
A) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c emparelhadas, a rima b interpolada e as rimas d e
e cruzadas
B) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c cruzadas, a rima b emparelhada e as rimas d e e
interpoladas
C) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c interpoladas, a rima b emparelhada e as rimas d e
e cruzadas
4 - Todos os versos têm rima grave e toante.
A) Verdadeiro
B) Falso
5 - Todas as rimas são perfeitas.
A) Verdadeiro
B) Falso
6 - A descrição da Natureza (vv. 1-8) tem por base uma enumeração, verificando-se mesmo o:
A) Pleonasmo
B) Assíndeto
C) Trocadilho
7 - A abundância de substantivos cujo número é intensificado pelo recurso a vocábulos
pertencentes a uma classe diferente:
A) Os verbos que surgem substantivados
B) Os advérbios antepostos
C) As preposições compostas
8 - Na terceira estrofe:
A) Sem a presença da amada, a natureza é triste
B) Com saudade da amada, mesmo as grandes alegrias se tornam enormes tristezas
9 - A ausência da amada produz consequências negativas que são evidenciadas pelo uso expressivo
do advérbio de tempo:
A) "perpetuamente” (v. 13)
B) "passando”
10 - Em que estrofe há a introdução de características conotadas com interrupção, com um fim,
implicando alguma nostalgia?
A) Primeira
B) Segunda
C) Terceira
D) Quarta
11 - Na quarta estrofe:
A) Com saudade da amada, mesmo as grandes alegrias se tornam enormes tristezas
B) Sem a presença da amada, a natureza é triste
12 - A palavra “tristeza” (v. 4) é um:
A) Adjectivo
B) Substantivo
13 - A palavra “derradeiros” (v. 7) é um:
A) Adjectivo
B) Substantivo
14 - Verifica-se a substantivação da forma verbal:
A) "esconder” (v. 6)
B) "aborrece” (v. 12)
15 - A expressão “primeira e segunda estrofe” está:
A) Correcta
B) Incorrecta
16 - Os tercetos constituem a segunda parte do poema pois encerram expressões respeitantes à:
A) Área vocabular da tristeza
B) Área vocabular da Natureza
17 - Qual a figura de estilo presente na expressão “Sem ti” (vv. 12-13)?
A) Sinestesia
B) Sinédoque
C) Anáfora
D) Gradação
18 - O tema do poema é:
A) A despedida
B) A saudade
C) A sublimação da mulher
19 - Luís de Camões está inserido no:
A) Neoclassicismo
B) Renascimento
C) Romantismo
20 - Luís de Camões viveu no século:
A) XV
B) XVI
C) XVII
A fermosura desta fresca serra
E a sombra dos verdes castanheiros,
O manso caminhar destes ribeiros,
Donde toda a tristeza se desterra;
O rouco som do mar, a estranha terra, 5
O esconder do sol pelos outeiros,
O recolher dos gados derradeiros,
Das nuvens pelo ar a branda guerra;
Enfim, tudo o que a rara Natureza
Com tanta variedade nos of'rece, 10
Me está, senão te vejo, magoando.
Sem ti, tudo me enjoa e me aborrece;
Sem ti, perpetuamente estou passando
Nas mores alegrias mor tristeza. 14
Camões
Escolha a opção correcta:
1 - O poema é:
A) um soneto
B) um vilancete
C) uma esparsa
2 - Os versos do poema são decassilábicos.
A) Verdadeiro
B) Falso
3 - O esquema rimático é:
A) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c emparelhadas, a rima b interpolada e as rimas d e
e cruzadas
B) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c cruzadas, a rima b emparelhada e as rimas d e e
interpoladas
C) abba/ abba/ cde/ dec, sendo as rimas a e c interpoladas, a rima b emparelhada e as rimas d e
e cruzadas
4 - Todos os versos têm rima grave e toante.
A) Verdadeiro
B) Falso
5 - Todas as rimas são perfeitas.
A) Verdadeiro
B) Falso
6 - A descrição da Natureza (vv. 1-8) tem por base uma enumeração, verificando-se mesmo o:
A) Pleonasmo
B) Assíndeto
C) Trocadilho
7 - A abundância de substantivos cujo número é intensificado pelo recurso a vocábulos
pertencentes a uma classe diferente:
A) Os verbos que surgem substantivados
B) Os advérbios antepostos
C) As preposições compostas
8 - Na terceira estrofe:
A) Sem a presença da amada, a natureza é triste
B) Com saudade da amada, mesmo as grandes alegrias se tornam enormes tristezas
9 - A ausência da amada produz consequências negativas que são evidenciadas pelo uso expressivo
do advérbio de tempo:
A) "perpetuamente” (v. 13)
B) "passando”
10 - Em que estrofe há a introdução de características conotadas com interrupção, com um fim,
implicando alguma nostalgia?
A) Primeira
B) Segunda
C) Terceira
D) Quarta
11 - Na quarta estrofe:
A) Com saudade da amada, mesmo as grandes alegrias se tornam enormes tristezas
B) Sem a presença da amada, a natureza é triste
12 - A palavra “tristeza” (v. 4) é um:
A) Adjectivo
B) Substantivo
13 - A palavra “derradeiros” (v. 7) é um:
A) Adjectivo
B) Substantivo
14 - Verifica-se a substantivação da forma verbal:
A) "esconder” (v. 6)
B) "aborrece” (v. 12)
15 - A expressão “primeira e segunda estrofe” está:
A) Correcta
B) Incorrecta
16 - Os tercetos constituem a segunda parte do poema pois encerram expressões respeitantes à:
A) Área vocabular da tristeza
B) Área vocabular da Natureza
17 - Qual a figura de estilo presente na expressão “Sem ti” (vv. 12-13)?
A) Sinestesia
B) Sinédoque
C) Anáfora
D) Gradação
18 - O tema do poema é:
A) A despedida
B) A saudade
C) A sublimação da mulher
19 - Luís de Camões está inserido no:
A) Neoclassicismo
B) Renascimento
C) Romantismo
20 - Luís de Camões viveu no século:
A) XV
B) XVI
C) XVII
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