segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicas para reforçar a imaginação e criativdade nas crianças


Acostumadas à televisão, aos DVDs, computador e aos jogos de vídeo games, as crianças estão cada vez mais íntimas das altas tecnologias e, inevitavelmente do que já está pronto para ser consumir e ainda por cima muito facilitado – o uso das próprias mãos e imaginações que, bem estimuladas, podem revelar pequenos grandes artistas. Formar crianças criativas é mais fácil e divertido do que se imagina, além do que, saber pensar de forma inovadora e sem limites é uma excelente ferramenta para a vida.

1.  Faça questão de organizar atividades criativas que possa desenvolver com os seus filhos, pelo menos uma vez por semana. Por exemplo, a tarde de sábado pode estar reservada para pintarem um mural na parede do jardim ou então para fazerem artes decorativas ou uma sessão de cozinha infantil. Varie muito, para que possa perceber quais as atividades criativas mais apreciadas e, quem sabe, descobrir algum talento escondido. Tenha uma lista de possíveis passatempos para os dias chuvosos ou para dias em que os pequenos estejam mais inquietos.
2.  A casa deve ser um local de inspiração. Faça questão de encher as paredes de arte, fotografia e ilustração; tenha sempre música tocando e introduza os pequenos a todo o tipo de géneros musicais. Se puder, crie um “cantinho artístico” em casa – recheado com papel, cadernos, tintas, marcadores, lápis de cera, tecidos, plasticina, revistas velhas, cola, etc. – onde as crianças possam expressar a sua criatividade de forma espontânea.
3.  Motive as crianças para desenvolverem projetos distintos de tudo aquilo que já viram, ou seja, incentive-as a terem as suas próprias ideias e a executá-las. Pode fazer perguntas como “o que será que aconteceria se…” para estimular a imaginação. Encoraje os pequenos a terem mentes abertas e a experimentarem um pouco de tudo.
4.  Quando a sua criança pedir que seja você a fazer um desenho, inverta a situação, dizendo que adoraria ver o que ela conseguiriam criar. Nunca espere perfeição ou maturidade de um projeto infantil, mas valorize a ingenuidade e originalidade destas pequenas obras de arte.
5.  Tente dar igual (ou até mais importância) a todo o processo criativo, em vez de concentrar as atenções exclusivamente no resultado final. Porém, as obras-primas das crianças devem ser exibidas para toda a família poder contemplar, sendo esta, uma forma de não só aplaudir a criatividade da criança, como incentivá-la a continuar.
6.  Limite o tempo que os pequenos passam em frente à televisão, computador e videogames, mas não o tempo livre que têm para realmente brincar, criar e inovar. Incentive-os a criar os seus próprios jogos, a organizar peças de teatro ou a elaborar um livro ou revista – é uma excelente forma de descobrirem e se apaixonarem pelo ato de usar a imaginação.

7.       Envolva-se nas brincadeiras das crianças, mas deixe que sejam elas os líderes – mesmo que não estejam fazendo as coisas como deviam ou como gostaria que as fizessem, deixe-as chegar ao fim. Desta forma, para além de ganharem confiança nas suas próprias ideias, vão poder perceber o que correu menos bem e como fazer da próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...