terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Como a leitura de clássicos da literatura pode melhorar a sua vida profissional , acadêmica, social...







Você já deve ter ouvido, muitas vezes, que a leitura é uma ótima ferramenta para desenvolver a sua mente.

Isso é verdade, pode confiar! E se uma de suas metas para o ano novo é ler mais e pensar melhor, você precisa ler essas dicas:


Além de aumentar o seu vocabulário, a capacidade de interpretação, ainda ajuda a transformar meras informações em conhecimento útil.

É inegável, que a leitura de clássicos da literatura é uma das melhores maneiras maneira para desenvolver o seu cérebro. Além disso, essa prática melhora suas habilidades de escrita e compreensão de textos, o que que hoje, importantíssimo para se ter sucesso no trabalho, passar em concursos públicos, em vestibulares e ENEM.

Veja como os clássicos podem ajudar você a conquistar muitos dos seus objetivos.
Antes vamos deixar claro uma questão que muitos me escrevem perguntando: o que faz com que uma obra literária seja considerada clássica e outras não?

Para ser considerado um clássico da literatura, um romance não precisa apenas abordar problemas de seu tempo, mas também ser atemporal. Isso significa que apesar de lidar com problemas sociais e políticos do passado, um livro clássico possui um tema geral que continua sendo relevante para o mundo atual.


A universalidade de um romance é outro fator que ajuda a torná-lo um clássico. Embora todo livro seja escrito em um lugar específico, seu enredo precisa ser significativo em qualquer país, sob influência de qualquer cultura, para ser considerado universal.


Anna Karenina (1877), do russo Leon Tolstoy, é um incrível exemplo de romance universal e atemporal. Ele ainda é muito popular nos dias de hoje, apesar de ter sido escrito há mais de cem anos. Anna Karenina explora temas como ciúme, casamento, expectativas sociais e paixão, temas completamente atemporais e relevantes em qualquer lugar do mundo.

Todos os grandes clássicos lidam com temas morais, que fazem parte da natureza humana, ou com simples emoções e desejos, de um modo que transcendem tempo e espaço.

1. Ler aumenta o seu vocabulário

Ao ler os clássicos, você encontrará uma imensidão de palavras que não fazem parte do seu cotidiano. 
Todos nós sabemos, que aprender novas palavras ajuda a enriquecer o seu vocabulário o que melhorará o seu discurso oral e escrito. 
Não é possível negar, que pessoas que se comunicam bem, além de causar boa impressão, também atraem admiração e, consequentemente sucesso e melhores oportunidades nos negócios, nos relacionamentos, na vida!


2. Ajuda você a parar de perder tempo pensando no que vai escrever


Não há como ler bons textos e continuar com dificuldades para escrever corretamente ou organizar as ideias para colocar no papel, pois enquanto você lê, visualiza as palavras, a gramática e diferentes estilos. Quando menos espera, seus pensamentos tornam-se mais claros, suas conversas mais interessantes e aquelas velhas dificuldades com pontuação, concordância e outras dificuldadezinhas com a gramática se foram para sempre! As! Sabe aqueles velhos problemas com coerência e coesão? A leitura também dá jeito neles, faça o teste!


3. Transforma o seu discurso


 A leitura de bons livros o colocará em contato com textos impecáveis, narrativas belas e perfeitas. Além de fazer sonhar, viajar por lugares nunca imaginados, esses textos também o ajudarão a dominar o idioma, organizar melhor os seus discursos, mesmo os imprevistos, usar seus conhecimentos de mundo a seu favor e, dessa maneira conquistar muito mais audiência e desfrutar de um diferencial, já que poucos são os que conseguem se comunicar bem hoje em dia!

4. Criatividades, novas ideias, conhecimento de mundo, raciocínio crítico

Você já observou o quanto as pessoas são repetitivas e o quanto falta criatividade, originalidade e pensamento prático?  Isso acontece porque, para desenvolver novas ideias é necessário que se adquira, constantemente, novos conhecimentos, novas visões sobre os vários aspectos do mundo. A leitura da literatura clássica proporciona tudo isso ao leitor. Capacita a mente normal, transformando-a em uma mente genial.

5. Estimula a curiosidade

Quanto mais você lê e conhece novos mundos, novas pessoas, aspectos importantes da história, da sociedade e tantos outros, mais terá vontade e curiosidade para descobrir. Por isso, quem descobre o poder da leitura, apaixona-se perdidamente pelos livros e quer sempre mais e mais.

6. Senso crítico e destaque
Quem lê é capaz de se tornar protagonista, tanto nas conversas normais do dia adia, quanto naquelas importantíssimas e que poderão transformar o seu futuro. Você já observou pessoas que parecem saber de tudo, que são capazes de convencer as outras a comprar suas ideias e sempre se destacam nas rodas de conversas? Tenha uma certeza: essas são leitoras vorazes de bons textos.

7. Desenvolve a leitura dinâmica
Basta abrir uma página na internet, para encontrar propagandas que prometem milagres na leitura dinâmica e eficaz, mas nenhum desses cursos desenvolve tanto essas habilidades, quanto o hábito de ler diariamente.

08.  Desenvolvimento pessoal e profissional
Tudo o que você acabou de ler nos itens acima, só pode resultar em melhorias em diversos aspectos importantíssimos para uma vida promissora e útil.  Nesse contexto, é inegável que a leitura dos clássicos da literatura, além de aumentar o seu repertório cultural, o diferenciará dos demais, o que para o âmbito profissional é garantia de mais credibilidade, sucesso e, consequentemente melhores remunerações.

Espero que esses 8 itens o ajudem a correr para começar a leitura de um novo clássico da nossa literatura. 





Fátima Oliveira

Mestre em educação. Especialista em literatura, retórica, argumentação e PNL. Graduada em Letras, Pedagogia e Normal superior. Professora de redação em cursinhos pré vestibulares em cidades como São Paulo e Rio de janeiro. Fundadora e idealizadora da Escola Palavra Perfeita. Ministra treinamentos em empresas como Vale card, Bradesco, Unimed, Grupo Zaffari e outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...