segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Redação empresarial moderna - Como escrever um Ofício





A carta assume funções e nomenclaturas diferenciadas: ofício para comunicações externas e memorando (MEMO ou CI) para comunicações internas.

Ofícios de solicitação e requerimento.


Esse tipo de carta inclui toda espécie de documentos ligados a transações comerciais, industriais, financeiras e profissionais.

O ofício serve para informar, solicitar, requerer, encaminhar, convidar.

Diferentemente da carta social, o ofício será lido por pessoas da sua relação profissional, muitas vezes seus superiores hierárquicos. Portanto, deve ser escrito em linguagem formal, distante, que transmita de forma clara, direta e precisa a mensagem pretendida.

Não se trata de escrever muito ou pouco, mas, tão somente, de apresentar as informações necessárias

A forma de tratamento deve ser adequada ao cargo que ocupa o destinatário, usando-se os pronomes de acordo com as normas recomendadas e abreviando-os (Ilmo. Sr., V. Sa. V. Exa.).

Como tudo que é excessivo, uma linguagem muito rebuscada cheia de floreios e sentimentalismos, caiu em desuso. Então, atenção especial para os fechos que, em cartas, geralmente demonstram cortesia. Frequentemente, são utilizadas expressões, como: Atenciosamente, Respeitosamente, Cordialmente.

Fechos do tipo:

  • Sendo o que se apresenta para o momento;
  • No aguardo de suas breves notícias;
  • Aqui vai o meu cordial e atencioso abraço;
  • Aguardando com interesse, renovo meus protestos de estima e consideração, são altamente inadequados.


Quanto à assinatura, ela vem logo após o fecho, colocando-se sob o nome de quem assina a função ou cargo que ocupa. Dispensa-se o traço para a assinatura.

Veja um exemplo:


Contato: (34) 99149 2401

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...