segunda-feira, 3 de novembro de 2014

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE - EM UBERLÂNDIA



PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
(ESTUDO DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS)

Todo o processo de formação continuada de docentes deve ser pautado primeiro nas competências leitoras e produtoras de texto. A partir disso, discutem-se as expectativas da aprendizagem e os procedimentos para “construir” uma avaliação consciente no Ensino Fundamental I e II, bem como o Ensino Médio.
O desenvolvimento das competências profissionais dos educadores passa necessariamente pela ampliação do universo de conhecimentos e pela reflexão sobre a prática. Portanto, a leitura, progressivamente, torna-se um aliado nesse processo: por meio dos textos lidos e do registro escrito, é possível não só aprender mais sobre os conteúdos da formação e analisar criticamente a prática profissional, mas também ampliar as capacidades de leitura e escrita, de interpretação e expressão.
Para que os alunos possam ter assegurado seu direito de aprender a ler e escrever, é preciso que todo professor que alfabetiza crianças, jovens e adultos desenvolva as competências profissionais abaixo relacionadas. Portanto, temos como expectativas de aprendizagem que seus participantes se tornem progressivamente capazes de:
Encarar os alunos como pessoas que precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolverem pessoalmente, a fim de que tenham uma imagem positiva de si mesmos, orientando-se por esse pressuposto.
Desenvolver um trabalho de alfabetização adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos, acreditando que todos são capazes de aprender.
Reconhecer-se como modelo de referência para os alunos: como leitor, como usuário da escrita e como parceiro durante as atividades.
Utilizar o conhecimento disponível sobre os processos de aprendizagem dos quais depende a alfabetização para planejar as atividades de leitura e escrita.
Observar o desempenho dos alunos durante as atividades, bem como as suas interações nas situações de parceria, para fazer intervenções pedagógicas adequadas.
Planejar atividades de alfabetização desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real dos alunos.
Formar agrupamentos produtivos de alunos, considerando seus conhecimentos e suas características pessoais.
Selecionar diferentes tipos de texto apropriados para o trabalho.
Utilizar instrumentos funcionais de registro do desempenho e da evolução dos alunos, de planejamento e de documentação do trabalho pedagógico.
Responsabilizar-se pelos resultados obtidos em relação à aprendizagem dos alunos.


PÚBLICO ALVO: Educadores, Professores e especialistas – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
PERÍODO DO CURSO: quatro ou seis meses (certificado de cinquenta horas).
DIAS DE REALIZAÇÃO DO CURSO:
uma vez por semana: segunda ou terça-feira (na sede da Palavra Perfeita): 19h00min. às 22h00min.
quinzenalmente: quartas-feiras (na sede da Palavra Perfeita): 19:00min. Às 22h00min.
                              sextas-feiras (in company): 07h30min. às 11h45min. ou 13:30 às 17h30min.                             
                              sábados (in company): 08h00min. às 12h30min.
uma vez por mês: aos sábados (in company): 08h00min. às 11h00min e 13h30min. às 17h30min.
DURAÇÃO DE CADA ENCONTRO: quatro horas/aulas. (os cursos aos sábados – com encontros mensais – seguem carga horária integral – manhã e tarde).
INVESTIMENTO: o curso é contratado por meio de requerimento de matrícula (por aluno) ou pela própria empresa (instituição de ensino pública, privada ou qualquer órgão direto ou indiretamente ligado à Educação - Sindicatos, por exemplo). Para acesso à valores, envie solicitação pelo e-mail:
contato@palavraperfeita.com.br.

NÚMERO DE VAGAS DISPONÍVEIS: 12 vagas por turma (na sede da Palavra Perfeita) ou equipes maiores em cursos in company.

INFORMAÇÕES, MATRÍCULAS E CONTRATAÇÕES:

PALAVRA PERFEITA SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
Rua Francisco Sales, 17, Centro – Uberlândia-MG – Telefones: (34) 3237-5844 e 3086-9696

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