PROGRAMA
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES
(ESTUDO DAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS)
Todo
o processo de formação continuada de docentes deve ser pautado primeiro nas
competências leitoras e produtoras de texto. A partir disso, discutem-se as
expectativas da aprendizagem e os procedimentos para “construir” uma avaliação
consciente no Ensino Fundamental I e II, bem como o Ensino Médio.
O desenvolvimento das
competências profissionais dos educadores passa necessariamente pela ampliação
do universo de conhecimentos e pela reflexão sobre a prática. Portanto, a
leitura, progressivamente, torna-se um aliado nesse processo: por meio dos
textos lidos e do registro escrito, é possível não só aprender mais sobre os
conteúdos da formação e analisar criticamente a prática profissional, mas
também ampliar as capacidades de leitura e escrita, de interpretação e
expressão.
Para que os alunos possam ter
assegurado seu direito de aprender a ler e escrever, é preciso que todo
professor que alfabetiza crianças, jovens e adultos desenvolva as competências
profissionais abaixo relacionadas. Portanto, temos como expectativas de
aprendizagem que seus participantes se tornem progressivamente capazes de:
● Encarar os alunos como pessoas que
precisam ter sucesso em suas aprendizagens para se desenvolverem pessoalmente,
a fim de que tenham uma imagem positiva de si mesmos, orientando-se por esse
pressuposto.
● Desenvolver um trabalho de alfabetização
adequado às necessidades de aprendizagem dos alunos, acreditando que todos são
capazes de aprender.
● Reconhecer-se como modelo de referência
para os alunos: como leitor, como usuário da escrita e como parceiro durante as
atividades.
● Utilizar o conhecimento disponível sobre
os processos de aprendizagem dos quais depende a alfabetização para planejar as
atividades de leitura e escrita.
● Observar o desempenho dos alunos durante
as atividades, bem como as suas interações nas situações de parceria, para
fazer intervenções pedagógicas adequadas.
● Planejar atividades de alfabetização
desafiadoras, considerando o nível de conhecimento real dos alunos.
● Formar agrupamentos produtivos de alunos,
considerando seus conhecimentos e suas características pessoais.
● Selecionar diferentes tipos de texto
apropriados para o trabalho.
● Utilizar instrumentos funcionais de
registro do desempenho e da evolução dos alunos, de planejamento e de
documentação do trabalho pedagógico.
● Responsabilizar-se pelos resultados obtidos
em relação à aprendizagem dos alunos.
PÚBLICO
ALVO: Educadores,
Professores e especialistas – Educação Infantil e Ensino Fundamental I
PERÍODO
DO CURSO: quatro ou seis meses (certificado de cinquenta horas).
DIAS DE
REALIZAÇÃO DO CURSO:
● uma vez por semana: segunda ou terça-feira (na sede da Palavra Perfeita): 19h00min.
às 22h00min.
● quinzenalmente: quartas-feiras (na sede da Palavra Perfeita): 19:00min.
Às 22h00min.
sextas-feiras (in
company): 07h30min. às 11h45min. ou 13:30 às 17h30min.
sábados (in
company): 08h00min. às 12h30min.
● uma vez por mês: aos sábados (in company): 08h00min. às 11h00min e
13h30min. às 17h30min.
DURAÇÃO DE CADA ENCONTRO: quatro horas/aulas. (os cursos aos sábados – com encontros mensais – seguem
carga horária integral – manhã e tarde).
INVESTIMENTO:
o
curso é contratado por meio de requerimento de matrícula (por aluno) ou pela
própria empresa (instituição de ensino pública, privada ou qualquer órgão
direto ou indiretamente ligado à Educação - Sindicatos, por exemplo). Para
acesso à valores, envie solicitação pelo e-mail:
contato@palavraperfeita.com.br.
NÚMERO DE
VAGAS DISPONÍVEIS: 12 vagas por turma (na sede da Palavra Perfeita) ou equipes
maiores em cursos in company.
INFORMAÇÕES,
MATRÍCULAS E CONTRATAÇÕES:
PALAVRA
PERFEITA SERVIÇOS EDUCACIONAIS LTDA
Rua
Francisco Sales, 17, Centro – Uberlândia-MG – Telefones: (34) 3237-5844 e
3086-9696
CURTA! COMPARTILHE! PARTICIPE! VENÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário