segunda-feira, 21 de julho de 2014

Para aprender mais: texto de opinião



Atenção máxima ao enunciado da prova de Redação. Na maioria dos casos, o texto solicitado é o dissertativo-argumentativo, mas pode vir também “texto de opinião”, “texto crítico”, “dê o seu ponto de vista”, etc. Nesse caso, existem diversos gêneros que podem e devem ser abordados.
É importante lembrar, também, que, por ser um texto de opinião, não quer dizer, necessariamente, que esta deva ser sem fundamento, sem base filosófica, empírica, epistemológica, senão vira “achismo”.
Quando escrevemos um texto de opinião, nosso objetivo é o de convencer. Apresentamos a nossa opinião – sempre fundamentada – em relação a determinado assunto e desejamos persuadir nosso leitor a assumir o mesmo ponto de vista.

Para que se possa alcançar com êxito esse desiderato, é preciso conhecer muito bem o tema que irá tratar. O redator precisa ter dados, fatos, estatísticas, exemplos, citações relevantes que justifiquem a sua opinião, que possibilitem a ele escrever bons argumentos, a favor ou contra o tema abordado.

A escrita de um texto opinativo pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (não necessariamente nesta ordem):

·        Tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor);
·        Justificativa da posição assumida, com base em argumentos;
·        Antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;
·        Conclusão do texto, reforçando a posição assumida.

Levantados esses pontos, é preciso, também, que se observem dois aspectos fundamentais para a construção da coerência do texto:
·        Organização dos argumentos;
·        Ligação entre as diferentes partes do texto (frases, parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão.

OBS.: A palavra argumento tem uma origem curiosa: vem do latim ARGUMENTUM, que tem o tema ARGU, cujo sentido primeiro é “fazer brilhar”, “iluminar”.

Os argumentos de um texto são facilmente localizados: identificada a TESE (opinião, ponto de vista defendido pelo autor) faz-se a pergunta por quê? (Ex.: o autor é contra a pena de morte[tese]. Porque... [argumentos])

TEXTOS COM PREDOMÍNIO DA OPINIÃO:
·        A Dissertação;
·         A Carta-argumentativa;
·         O Editorial;
·         Crônica Dissertativa;
·         Artigo de Opinião;
·         Resenha Crítica;
·         Monografia ou TCC;
·         Artigo científico;
·         Dissertação (Mestrado);





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...