sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Questões de Redação Oficial

Questões de Redação Oficial

1. Assinale a correlação INCORRETA entre o cargo/título e o referido pronome de tratamento.

a) Papa: Vossa Santidade.
b) Reitor: Vossa Magnificência.
c) Senador: Vossa Excelência.
d) Príncipe: Vossa Majestade.
e) Diretor de escola: Vossa Senhoria.

2. Assinale a opção em que o pronome pessoal de tratamento referente ao cargo NÃO deve ser abreviado.

a) Presidente da República e Papa.
b) Cônsul e Deputado.
c) Ministro de Estado e Reitor de Universidade.
d) Chefe de empresa e Prefeito.
e) Representante militar e Embaixador.

3. O trecho abaixo foi extraído de um convite oficial.
    Gostaria de convidar você e sua família para a inauguração do auditório João da Silva, anexo ao Prédio da câmara municipal. A inauguração se dará no dia cinco do mês em curso, as 17 hs.

O trecho se distancia da redação oficial, pois

a) contém erros ortográficos.
b) tem traços de intimidade.
c) apresenta pouca clareza
d) é repetitivo e prolixo.
e) omite o endereço.

4. Estão corretas as seguintes normas de diagramação dos documentos do padrão ofício, EXCETO:

a) Deve ser utilizada fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral.
b) As citações e notas de rodapé deverão vir igualmente em fonte Times New Roman de corpo 12
c) Para símbolos não existentes na fonte Times New Roman, poder-se-ão utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
d) É obrigatório constar, a partir da segunda página, o número da página.
e) Os ofícios, memorandos e anexos destes poderão ser impressos em ambas as faces do papel.

5. Ao ser feito o encaminhamento de um documento oficial, é opcional a(o)

a) introdução feita por quem está encaminhando.
b) referência ao número do documento que está sendo encaminhado
c) data do documento original.
d) identificação do remetente do documento original.
e) acréscimo de comentários finais da pessoa que encaminha o documento.

6. Uma das características de um documento oficial bem redigido é o(a)

a) discurso acadêmico
b) jargão burocrático
c) padrão culto da língua
d) linguagem figurada
e) linguagem rebuscada

7. O formato de um memorando deve ter a seguinte característica de acordo com as normas oficiais vigentes:

a) o afastamento do texto deve ser de 2,5 cm.
b) o campo assunto é obrigatório. c) o texto deve ser posicionado a 7 cm da margem superior da página.
d) a data, opcional, deve ser colocada do lado esquerdo da página.
e) a entrada do parágrafo deve ser de 4 cm.

8. Relacione o tipo de documento oficial com sua utilização.

I- Ata
II- Atestado
III- Circular
IV- Memorando
V- Relatório

P - Documento onde se afirma ou comprova a veracidade de um fato.
Q - Documento onde se expõem certos fatos juntamente com seus aspectos relevantes.
R - Documento em que se registram as ocorrências de uma reunião.
S - Documento que serve para comunicações internas ou rotineiras.

A correspondência correta é:

a) I - Q , II - R , III - S , IV - P
b) I - R , II - P , IV - S , V - Q
c) I - S , II - R , III - Q , V - P
d) I - P , III - Q , IV - R , V - S
e) II - Q , III - P , IV - R , V - S

9. As sentenças abaixo foram retiradas de documentos oficiais. Em qual delas a concordância está de acordo com a norma
culta?

a) A exposição de motivos ficou meia prejudicada pela ausência de justificativas. Dado as recomendações da Comissão de
Ética, as licitações serão revistas.
b) Dado as recomendações da Comissão de Ética, as licitações serão revistas.
c) É necessário ainda muitos estudos para que o projeto se viabilize
d) Segue anexo as cópias dos documentos requisitados pela gerência.
e) Solicito me que sejam enviadas as publicações o mais recentes possível.

10. Em redações oficiais, é certo

a) usar o pronome "vosso", no caso de ter sido escolhida a forma de tratamento "Vossa Excelência".
b) escolher a forma de tratamento "Vossa Senhoria", se o destinatário for mulher.
c) fechar o texto com "respeitosamente", para pessoas do mesmo nível hierárquico.
d) usar a expressão "Digníssimo Senhor" para o destinatário em posição hierárquica superior.
e) identificar o autor da correspondência com seu nome e cargo abaixo da assinatura.

11. Assinale a opção incorreta a respeito de correspondência oficial.

a) O resumo do assunto, na correspondência oficial, é chamado de ementa.
b) Se a forma de tratamento do destinatário da correspondência for Vossa Excelência ou Vossa Senhoria, por força da
concordância exigida para os pronomes pessoais que a eles se referem, não se pode usar vosso e suas flexões.
c) Introduzir um ofício usando frases como Viemos, por intermédio do presente, acusar recebimento da petição e levar ao
conhecimento de V. Sa. que ... é sinal de elegância, concisão, correção linguística e respeito.
d) Denomina-se circular o instrumento de comunicação que se envia a vários destinatários simultaneamente, com vistas à
transmissão de instruções, ordens, esclarecimento de conteúdo de leis, regulamentos etc.
e) Os fechos Atenciosamente e Respeitosamente são adequados para um ofício.

12. Assinale a opção correta com relação à redação oficial.

a) Na redação oficial, exige-se, além de lógica e coerência na organização das ideias do texto, criatividade e eruditismo.
b) Ofício é a correspondência interna dos órgãos públicos que visa tratar de assuntos administrativos e/ou pessoais entre
autoridades de mesma hierarquia ou entre estas e inferiores hierárquicos.
c) O ofício deve apresentar, no fecho, o motivo da comunicação e a forma de cortesia conveniente.
d) O relatório administrativo é uma narração de fatos e de ocorrências administrativas ou pessoais e pode não apresentar
conclusão devido a sua natureza investigativa.
e) Em relatórios administrativos, pode-se incluir material ilustrativo, tais como gráficos, tabelas e diagramas, que devem
estar incorporados no texto ou anexados a ele.
13. Assinale a opção incorreta com relação ao uso das formas de tratamento na redação oficial.

a) Os pronomes ou expressões de tratamento podem ser grafados por extenso nas correspondências oficiais.
b) Nas formas de tratamento, os pronomes Vossa e Sua devem ser empregados, respectivamente, em relação à pessoa com
quem se fala, isto é, a quem se dirige a correspondência, e à pessoa de quem se fala.
c) É gramaticalmente correto e adequado ao padrão ofício o seguinte trecho de início de correspondência oficial:
“Encaminhamos a Vossa Senhoria as informações referentes a seu pedido de 16 de fevereiro de 2006”.
d) A concordância de gênero com as formas de tratamento deve ser feita no masculino, independentemente do sexo da
pessoa a quem a forma de tratamento se refira, pois o gênero deve ser mantido neutro nas correspondências oficiais.
e) Não se emprega a crase diante das formas de tratamento, ainda que estas sejam subordinadas a termos que exijam
preposição, com exceção dos tratamentos senhora e senhorita.

14. Assinale a opção correta acerca da redação oficial.

a) Requerimento é um documento específico por meio do qual se solicita algo a que se tem direito ou se supõe ter.
b) Memorando é uma correspondência oficial externa ente autoridades de mesmo nível hierárquico, assemelhado, em sua
estrutura, ao requerimento.
c) O fecho de um memorando apresenta expressões canônicas, tais como “Nestes termos, aguarda deferimento” e “Espera
deferimento”.
d) Memorando, ofícios e requerimentos devem ser numerados na borda superior do papel, junto à margem esquerda.
e) A redação de um ofício assemelha-se, conforme o assunto tratado, à produção literária, visto que é comum e aceitável, na
elaboração desse tipo de documento, o emprego de figuras de linguagem e de estruturas linguísticas coloquiais.

15. Com referência à redação oficial, assinale a opção correta.

a) Abaixo-assinado é um requerimento coletivo em que não se colocam no início os nomes dos remetentes, e sim do
destinatário.
b) Ata é o resumo escrito de fatos ou decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para determinado fim.
c) Atestado é o documento firmado por uma repartição pública em favor de outra, a respeito de determinado fato.
d) O aviso é a correspondência padrão, caracterizada, no início, pelo papel timbrado e, no fim, por fechos tradicionais de
cortesia.

16. Desconsiderando a necessidade do espaçamento padrão, assinale a opção correta a respeito da simulação de escrita
de documentos oficiais.

a) Cabeçalho de ofício:
Ofício no. 1234/DAJ/2006
(Timbre do MINISTÉRIO DA MÚSICA)
Brasília, 29 de abril de 2006

b) Texto de memorando:

De acordo com entendimento telefônico já mantido, solicitamos providências em relação às cercas invasoras.

c) Vocativo de ofício:

Prezado Senhor Manuel de Manuel,
Chefe de gabinete do deputado Carlos de Carlos:

d) Fecho de memorando:
Cordialmente,
Maurício de Maurício
Maurício de Maurício
Chefe de Serviços Gerais

Leia o texto a seguir para responder à questão 17.

Hoje o “povo” é a base e o ponto de referência comum de todos os governos nacionais, excetuando-se os teocráticos.
Isso não apenas é inevitável, como certo – afinal, se o governo tem algum objetivo, só pode ser o de cuidar do bem-estar de
todos os cidadãos e falar em nome deles. Na era do homem comum, todo governo é governo do povo e para o povo, embora
não possa, em qualquer sentido operacional do termo, ser exercido pelo povo.
Os governos dos Estados-Nação ou dos Estados territoriais modernos erguem-se sobre três premissas. Primeira: eles têm
mais poder que outras unidades que operam em seu território. Segunda: os habitantes de seus territórios aceitam sua autoridade mais ou menos de bom grado. Terceira: os governos podem prover aos habitantes de seu território serviços que,
de outro modo, não seriam fornecidos com eficácia igual ou nem sequer seriam fornecidos – serviços como “lei e ordem”,
segundo a frase proverbial. Nos últimos trinta ou quarenta anos, essas premissas vêm deixando de ser válidas.

17. Considerando que são características da linguagem oficial a clareza, a concisão, a impessoalidade e o uso do nível
formal da linguagem e que o texto acima faça parte de um documento oficial, assinale a opção correta.

a) Como está, o texto pode fazer parte de um parecer, com o objetivo, por exemplo, de sustentar uma opinião técnica
submetida a exame.
b) Em um relatório, a linguagem precisaria ser mais formal, evitando-se, por exemplo, o emprego de aspas e alterando-se a
regência de “prover aos habitantes” para prover os habitantes.
c) Em uma ata, a enumeração contida no segundo parágrafo deveria ser em tópicos, com a margem recuada, como mostrado
a seguir:
 1ª eles têm mais poder que as outras unidades que operam em seu território;
 2ª os habitantes de seus territórios aceitam sua autoridade mais ou menos de bom grado;
3ª os governos podem prover aos habitantes de seu território serviços que, de outro modo, não seriam fornecidos
com eficácia igual ou nem sequer seriam fornecidos.
d) Se o texto fizesse parte de um ofício, os pronomes de terceira pessoa deveriam ser alterados para a primeira pessoa do
plural ou deveria ser usada a voz passiva.
e) Como está, o texto pode fazer parte de um edital porque argumenta quanto a assunto público e de interesse do Estado.

18. Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, é necessário empregar o pronome de tratamento
adequado. Assinale a opção em que a relação estabelecida entre as colunas não está de acordo com a normatização do
emprego dos pronomes de tratamento.

a) Vossa Excelência / presidente da República.
b) Vossa Magnificência / reitor de universidade.
c) Vossa Senhoria / senhor José da Silva.
d) Vossa Excelência / desembargador.
e) Vossa Senhoria / presidente do Supremo Tribunal Federal.

19. Assinale a opção que apresenta uma definição correta de ata.

a) Resumo escrito que constitui registro de fatos, ocorrências, resoluções, decisões e deliberações de uma assembleia,
sessão ou reunião.
b) Ato administrativo de correspondência entre agentes de uma mesma repartição, no qual, de maneira simples e direta,
são tratados assuntos de rotina para conhecimento interno. Dispensa fórmulas de cortesia e demais formalidades.
c) Exposição circunstanciada de atividade administrativa, ou relato mais ou menos minudente que se faz por escrito, por
ordem de autoridade superior ou no desempenho das funções do cargo que exerce.
d) Documento específico de solicitação, no qual o indivíduo expõe a matéria objeto do pedido. Compõe-se de vocativo,
preâmbulo, estado civil, nacionalidade, idade, residência e profissão do peticionário, contexto e fecho.
e) Declaração firmada por alguém em razão do seu ofício, na qual afirma a verdade de um fato ou estado, ou a existência de
uma obrigação, e que, fornecida a outrem, serve a este de documento.

GABARITO:

1. D
2. A
3. B
4. B
5. E
6. C
7. B
8. B
9. E
10. E
11. C
12. E
13. D
14. A
15. B
16. B
17. A
18. E
19. A

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