quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Para interpretar bem um texto...

Interpretar textos exige por parte do leitor uma tarefa semelhante a dos detetives: por meio de pequenas pistas é possível reconstituir as cincurstâncias em que um crime ocorreu. Dessa forma, o leitor precisa investigar o texto: estar atento aos detalhes e à linguagem utilizada, identificar marcas que podem revelar, por exemplo, dados sobre a época e o lugar em que foi escrito, bem como a intenção e o estilo do autor. Assim, podemos extrair aos poucos sentidos possíveis do texto, desvendando elementos que, em geral, não são tão explícitos.
Um texto pode ser visto como uma unidade cujo sentido é alcançado por partes menores – ideias, palavras, sentenças e imagens. Mas não pense que nessa relação basta combinar ideias, palavras e sentenças aleatoriamente! Existe um conjunto de fatores que garante sentido a uma texto:
Coesão: é a articulação dos elementos linguísticos (palavras, sentenças, expressões).
Coerência: é responsável pela articulação das ideias (não confundir com coesão!) em um todo harmônico e organizado.
Esses dois são os mais importantes, mas há outros:
Intencionalidade: todo texto possui uma finalidade, ou seja, uma intenção. Muitas questões de prova perguntam justamente isso.
Informatividade: os dados e informações presentes no texto devem ser relevantes e pertinentes.
Intertextualidade: quando há referência a outros textos ou outras obras. Às vezes, muitos temas se repetem.
Situacionalidade: todo texto é produzido por um sujeito que interage com outro, em um tempo e espaço determinados. Por isso, a linguagem utilizada deve adequar-se à situação.
Aceitabilidade: os textos são produzidos levando em consideração uma imagem prévia do receptor, suas expectativas, suas características, seus pontos de vistas etc.
Fique atento:
Todos esses fatores são levados em consideração tanto na interpretação de textos quanto na produção de textos, isto é, na redação. Nas provas, 99% das questões de interpretação de textos se baseiam nesses elementos, que devem ser analisados ao se ler um texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário