sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Como desenvolver um texto dissertativo - Exercícios com gabarito



Entre os parágrafos que podem estruturar o desenvolvimento de um texto dissertativo argumentativo, podem ser usados:

a) desenvolvimento por exemplificação;

b) desenvolvimento por comparação;

c)desenvolvimento por enumeração (enquadramentos);

d) desenvolvimento por causa e consequência;

e) desenvolvimento por refutação;

f) desenvolvimento por testemunho.

g) desenvolvimento por dados estatísticos.

 

Identifique, nos exemplos abaixo, o tipo de desenvolvimento de texto dissertativo.

1. (F / G) Conforme o jornalista Nelson Hoineff, o que a televisão tem de mais fascinante para quem a faz é o que ela tem de mais nocivo para quem a vê: sua capacidade aparentemente infinita de massificação. De fato, mais de 80% da população brasileira tem a televisão como principal fonte de informação e referência, segundo pesquisa da USP (2009).

2. (C) A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, por meio de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); e cultura, por meio de filmes, debates, cursos.

3. (B) Enquanto países, como Inglaterra e Canadá, têm leis que protegem as crianças da exposição ao sexo e à violência na televisão, no Brasil, não há controle efetivo sobre a programação. Por isso não é de surpreender que muitos brasileiros estejam defendendo alguma forma de censura sobre a televisão.

4. (A) No Brasil, são muitos os casos de violência contra a mulher, como o que envolveu a adolescente Eloá, de 15 anos. Ela foi submetida a cárcere privado e assassinada por seu ex-namorado.

5. (E) Ao contrário do que contam as vozes oficiais, o Brasil não é um país de tradição liberal, pacífica e cordial. Isso se constata pelo fato de a história do povo brasileiro ter sido, em grande parte, permeada de intolerância, censura, proibições e perseguições desde a chegada de Cabral e dos outros colonizadores.

6. (D) “As queimadas sem controle estão provocando prejuízo no Maranhão. O tempo seco e o vento ajudam a espalhar o fogo. As labaredas alcançam a copa das palmeiras e avançam pelas pastagens.” (www.g1.globo.com – 21/10/2008)

GABARITO

1. F

2. C

3. B

4. A

5. E

6. D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...