quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A força do argumento:

 
Analise o anúncio publicitário a seguir:
 


 
Agora responda:
 
1- Quais os recursos argumentativos presentes na propaganda?
 2-Observe no texto os elementos verbais e não-verbais.
 3-Sobre que ponto de vista o autor pretende convencer? Qual é a associação feita no apelo ?
 4-Qual é a importância da argumentação para persuadir alguém?
 
Sobre a "Arte de argumentar":
 
·         Argumentar: é estabelecer mecanismos argumentativos capazes de realizar eficientemente os efeitos de sentido pretendidos; 
  •    A argumentação tem como objetivo convencer; 
  •  Saber argumentar é, em primeiro lugar, saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro.
 
Nas campanhas publicitárias é comum a presença dos recursos argumentativos: figuras de linguagem, de pensamento e de sintaxe, instâncias gramaticais, escolha lexical, expressões de valor fixo, ironia, citações, argumentos de autoridade, criação de inimigos e alusão. São elementos práticos na construção do enunciado e funcionam como mecanismos comuns às modalidades do convencimento e da persuasão.
 
No entanto, não são suficientes para garantir a unidade argumentativa e obtenção do resultado esperado. Para obtê-la, todo texto deve exprimir o ponto de vista e o discurso. Ambos apresentam-se de forma intrínseca no texto.
  
 
Espero que tenha gostado! Se quiser, deixe aqui suas respostas e possíveis dúvidas. Logo elas serão comentadas.

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário