terça-feira, 7 de maio de 2013

Persuasão - A linguagem do anúncio!

Questão (ENEM):
O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas:
a)    Evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro;
b)    Indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas;
c)    Apontar para o descaso do Ministério da Saúde com a população infantil;
d)    Mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório;
e)    Indicar que os que mais sofrem as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem o uso direto do cigarro.
Resposta: D
A estratégia de persuasão adotada aqui consiste em mostrar casos em que o cigarro provocou, direta ou indiretamente, danos ao aparelho respiratório não somente ao fumante ativo, mas também ao fumante passivo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...