sexta-feira, 8 de março de 2013

Dissertação argumentativa - A polêmica da internação compulsóri





Veja o exemplo de uma dissertação argumentativa correta:
A introdução
 
O uso de drogas como o crack traz um efeito devastador na vida do indivíduo. (ideia central – tese) Além da depreciação física, há uma intensa desagregação psíquica, que, muitas vezes, exige a internação compulsória como forma de proteger o doente, a família e a sociedade.(ideias secundárias) Seria isso correto? (perguntas só podem ser feitas na introdução, se você puder respondê-la no desenvolvimento do texto).
O  desenvolvimento
Acredita-se que sim,(veja a resposta à pergunta feita no final da introdução) por três aspectos: primeiro, porque o objetivo é ajudar o indivíduo a se libertar do vício, a se tornar novamente uma pessoa saudável, que possa ter um trabalho digno e conviver em paz com a família e a sociedade.(primeiro argumento) Segundo, porque a lei que instituiu a Reforma Psiquiátrica no Brasil no inicio do século XXI, mesmo tendo abolido os manicômios onde os portadores de transtorno mental permaneciam por anos, prevê a internação involuntária em situações de crise, especialmente quando há risco para integridade pessoal, coletiva e do patrimônio público.(segundo argumento) E por fim, para aqueles que afirmam que a internação compulsória fere garantias constitucionais, é importante colocar que as liberdades individuais previstas na Constituição, não podem ferir o interesse coletivo. A exemplo do que têm ocorrido na cidade de São Paulo,  onde vários usuários de crack ficam aglomerados em determinado local vulgarmente chamado de cracolândia, usando drogas abertamente e gerando situações de violência como roubo a pessoas e estabelecimentos comerciais e transeuntes a fim de  obter dinheiro para sustentar o vicio. (terceiro e último argumento)

A conclusão:
Nesse sentido, acreditamos que a internação involuntária, além de legítima, é também fundamental no processo de recuperação orgânica do indivíduo. (retorno ao tema) Mas, para ser efetiva, deve estar articulada com políticas públicas ou parcerias público-privadas que busquem a reinserção do indivíduo na sociedade. (proposta de solução).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...