domingo, 22 de abril de 2012

Proposta de redação;Gentileza gera gentileza?

 

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Em busca da gentileza perdida, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I
Como sociólogo interessado nos comportamentos e interações sociais, percebo algo preocupante: há, nas sociedades contemporâneas em geral, um abandono das formas de boa convivência. É como se a gentileza tivesse sido banidados arranjos sociais. Basta observar as pessoas no trânsito: é uma guerra constante entre motoristas, pedestres,autoridades fiscalizadoras. Nas trocas comerciais, é semelhante: quando é que somos bem tratados? E emrepartições públicas? Parece que toda vez temos que implorar por bom atendimento.
Isso é um reflexo da perda de algo fundamental para o bom andamento de uma sociedade: a necessidade da gentileza, do cuidado e da atenção com o outro.
Tiago Boldariniy

Texto II
Texto verbo-visual do artista Profeta Gentileza (1917-1996)


Texto III
O que é ser Gentil para você? Qual a importância da gentileza na sociedade? A gentileza ainda
existe? Como?

Creio que ser gentil é, primeiro, reconhecer que o outro existe e importar-se com ele ou ela, depois buscar compreender esse outro, e fazê-lo (fazê-la) sentir-se bem. Acho que a gentileza continua a existir, moro no interior, e presencio gentileza todos os dias. Mas parece que quanto mais acelerado o ritmo da vida, e quanto mais acirrada a competição do ambiente, menos espaço há para a gentileza.
Para saber se ainda existe gentileza, entre no Metrô de São Paulo ou Rio de Janeiro, entre 6 e 7 da manhã, ou entre 18 e 20 horas da noite. Você vai ver a gentileza sendo colocada em prática!É possível  que gentileza exista somente entre os que se conhecem ou tem alguma afinidade! Mas gentileza mesmo acredito que não existe mais. Se existe, eu não vejo muito não.
Respostas postadas no YahooBrasil-Respostas, acesso em 09/2


Instruções para a redação:

• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas é considerado texto em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.

Observações
1. Esse  tema adequa-se à estrutura das duas últimas edições do ENEM.
2. Um dos cinco itens de avaliação do ENEM — responsável, portanto, por 20% do total de pontos — diz respeito à necessidade de a redação conter proposta de intervenção. Leia-o:
Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Por isso, sugero que em sua redação, independente da linha argumentativa escolhida, não deixe de haver propostas de intervenção (soluções, projetos, sugestões, perspectivas de superação).

Caso queira ver sua redação corrigida e comentada nesse blog, escreva-a e envie para fátimaassers38@gmail.com

Bom trabalho.

Professora Fátima Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário