sexta-feira, 23 de março de 2012

Dificuldades para escrever sua dissertação? Veja:


Dissertar é:     
  •      Expor um assunto, esclarecendo as verdades que o envolvem, discutindo a problemática que nele reside;

  •       Defender princípios, tomando decisões;

  •      Analisar objetivamente um assunto por meio da sequência lógica de ideias;

  •        Apresentar opiniões sobre um determinado assunto;

  •         Apresentar argumentos, provando suas opiniões, citando fatos, razões, justificativas;

  •         Sendo a dissertação uma série interligada de ideias, opiniões ou juízos, ela sempre será uma tomada de posição frente a um determinado assunto queiramos ou não.

  •        Convencer o leitor de algo, expondo a ele o nosso ponto de vista a respeito de um assunto, ou simplesmente interpretar idéias, opiniões que retratem os nosso conhecimento sobre o assunto tema.

     Assim se pode, em menor ou maior grau, mediar a cultura (vivência, leitura, inteligência, capacidade de expor opiniões) de uma pessoa através da dissertação.
 
    A dissertação revela quem somos e o que pensamos, mas cuidado com extremismos. Temos liberdade de expor nossas opiniões numa dissertação, porém tudo o que expusermos, principalmente no campo político e religioso e assuntos polêmicos em geral, deve ser acompanhado de argumentações e provas fundamentais.

      Para fazer um boa dissertação exiges-se exercitar sempre:
a) Conhecimentos do assunto que só se adquire por meio de muita leitura, da observação de fatos e acontecimentos diários à sua volta, no país e no mundo, do hábito de dialogar trocando idéias sobre diversos temas.


b) Adquirir o hábito de refletir sobre temas diversos, oriundos das atividades acima, procurando fixá-los na memória, descobrindo sempre boas idéias e conclusões próprias de seres pensantes que somos nós. 


c) Antes de escrever é necessário pensar e planejar. Recomenda-se faze o registro de ideias fundamentais numa sequência (esquema), e logo após escrever o rascunho acrescentando o que faltar e retirando o que lhe parecer desnecessário.


d) Desenvolver o plano com clareza e correção, mantendo sempre fidelidade ao tema.

As partes de uma dissertação devem ser:
1. Introdução: consiste na proposição do tema, da idéia principal, apresentada de modo a sugerir o desenvolvimento.


2. Desenvolvimento: consiste no desenvolvimento da idéia apresentada na introdução, demonstrando a capacidade de discutir, avaliar as propostas e apresentar argumentos satisfatórios que convençam o leitor, abrindo espaço para a conclusão.


3. Conclusão: pode ser feita por uma síntese das idéias discutidas no desenvolvimento e ainda propostas de solução para as questões apresentadas. 

Vendo apostilas (entrego em todo o Brasil) com atividades e dicas exclusivas de redação, interpretação de texto e literatura. (Comentários e questões sobre obras exigidas nos vestibulares)
Faça seu pedido: fatimaassers38@hotmail.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...