segunda-feira, 5 de março de 2012

Dúvidas frequentes na hora de escrever sua dissertação.


Duas questões que sempre surgem quando se trata de redação no vestibular/ENEM:
  • É possível construir o título com uma pergunta?
 Respondendo: sim, é possível desde que a pergunta “título” seja respondida no texto. Qualquer pergunta colocada em seu texto deve ser respondida, sendo assim, colocar uma pergunta na conclusão, nem pensar.
  Perguntas sempre dão bons argumentos para seu texto. O que não se pode esquecer,          fundamentalmente, é que, tudo que se escreve numa dissertação deve ser baseado em fatos. Toda sua tese (opinião) deve sempre estar sustentada com argumentos fortes e verídicos. Não tente inventar nada ou criar uma teoria se não puder prová-la, ou, se nunca foi provada. Vai se tornar um argumento fraco e sem sentido.
                                             
  •   Posso escrever na 1ª pessoa do plural?
Respondendo: uma dissertação é um texto impessoal, não existe nós, eu, você, eles. Jamais  escreva como se estivesse conversando com o leitor,  isso poderá ser usado quando escrever uma crônica, por exemplo.
 O texto em uma dissertação deve ser trabalhado como um artigo científico, por exemplo, onde o autor defende sua opinião (ideia) baseada em fatos e argumentos adquiridos previamente por meio de leitura e conhecimentos adquiridos.
Na dissertação o autor não se envolve emocionalmente ao ponto de deixar que esta fale mais alto que a razão. Se usada, a emoção deverá ser em doses mínimas.Criticar ou falar mal é o mais fácil, mas perigoso se não existem argumentos certos para defender suas críticas. Tome cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...