quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO - TEXTO DISSERTATIVO - DROGAS LÍCITAS


É bastante comuns para algumas pessoas, e especialmente entre os jovens,  a ausência de limites em relação às bebidas. Nesta proposta de redação, você poderá opinar sobre esse assunto. Será que a bebida é um problema social ou suas consequências vão além da ressaca?
jovens-alcool

 

Muito se discute atualmente no Brasil acerca da legalização das drogas. Passeatas são feitas, discussões em programas de tv… O discurso corrente entre estes é de que legalizando, o problema do tráfico acabará. Esquece-se, no entanto, do álcool. Veja este fragmento de texto retirado da internet:
As bebidas alcoólicas pertencem ao grupo das drogas lícitas mais consumidas no Brasil. O comportamento festivo do brasileiro sempre foi regado a muito álcool: caipirinha na praia, cerveja no futebol, coquetel na balada. O problema é que os jovens estão começando a beber cada vez mais cedo. Uma pesquisa da Unifesp sobre o consumo de bebidas alcoólicas por estudantes de ensino médio reacendeu a discussão sobre o tema. Que razões levam o jovem ao consumo de álcool? Quais os problemas decorrentes disso? Por que a lei que proíbe a venda de bebidas a menores de idade não é cumprida? Qual a responsabilidade da família, da sociedade e do governo diante desse problema?
Baseado no seu conhecimento de mundo e em leituras que vier a fazer, pense sobre as questões propostas e elabore um texto dissertativo sobre este assunto.
Instruções da proposta
  • Faça seu texto à caneta;
  • Escreva entre 20 e 25 linhas;
  • Use o padrão culto da linguagem;
  • Procure dar exemplos concretos para fundamentar sua argumentação.
Bom exercício!

Um comentário:

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...