terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Para motivar a leitura e a produção textual....Algumas dicas!

Podemos utilizar de estratégias cotidianas e eficazes que criam ambientes educativos motivadores para a leitura e a produção textual. Em conjunto, elas proporcionam alegria, interesse e clima propício aos alunos, para receberem atividades, despertando-os para o fascinante mundo da literatura, dos bons textos e da escrita como um prazer. Veja algumas dicas: 
 
1. Faça leituras em voz alta e diferentes gêneros textuais para seus alunos. Diferentes e sem pré-conceitos. Lembre-se que o alunado é uma fonte de diversidades. Assim, procure ler textos, tanto literários quanto jornalísticos, poéticos, letras  de musica, trechos de blogs juvenis.Isso é importante  também para que os alunos se familiarizem com diferentes gêneros textuais.

2. Substitua as cansativas correções, por revisões coletivas, para que o aluno-escritor identifique-se como leitor e artífice de sentido.


3. Conte histórias e casos. Estimule seus alunos a fazerem o mesmo. Crie a hora do caso, um momento, por menor que seja, em que eles possam falar de  ações e acontecimentos de suas realidades.

4. Tenha à mão uma atividade que desperte a curiosidade e o prazer. Ao contar uma história, crie climas, envolva os alunos. Incentive o uso dos cinco sentidos na criatividade da escrita.


5. Utilize conceitos e trabalhe-os em projetos concretos. Aplique a Gramática em atividades que envolvam pesquisa, jornais, rádios experimentais, trocas de cartas, bilhetes.


6. Evite a produção sem sentido. Sempre que possível, defina o que vai ser escrito, para quem e para quê. Fique atento aos temas da escola, do bairro, da cidade, do mundo. Um exemplo:peça-lhes que redijam uma carta ao autor de uma novela, colaborando com uma nova ideia para o final da trama que já foi revelada.Utilize os textos veiculados na internet, com os quais os alunos já estejam familiarizados e faça atividades de reescrita levando-os a refletir sobre a linguagem utilizada na internet, seus erros e acertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...